11° BPM institui Operação “Previna-se” voltado ao período de combate ao Covid-19

Parintins (AM) – Na manhã desta quinta-feira (19) o comandante do 11°BPM, o tenente-coronel PM, Corrêa Júnior, instituiu a Operação “Previna-se”, com várias ações para serem adotadas no âmbito do Batalhão Tupinambarana para minimizar o risco de contágio e alastramento do novo coronavírus (Covid-19) entre os policiais militares e também com as pessoas que têm contatos com os mesmos.

A operação estará em vigor enquanto estiver decretado a situação de emergência no Município e no Estado. Essa ação define atribuições e responsabilidades a serem adotadas por vários escalões hierárquicos da instituição, seguindo as diretrizes emanadas pelo Comando Geral da Corporação. Entre as metas da operação estão a minimização do risco de contágio e alastramento da doença entre os policiais militares e sociedade bem como a adequação das recomendações governamentais nacionais e internacionais quanto ao enfrentamento da doença.

Para isso, uma série de medidas internas foram tomadas:

– Suspensão das formaturas, reuniões, solenidades, cursos e estágios;
– Orientação para que as viaturas façam o deslocamento com os vidros baixados, para aumentar a circulação de ar dentro do veículo;
– Higienização frequente das mãos, das viaturas, das chaves, volantes, manopla do câmbio, maçanetas e puxadores das portas;
– Manutenção da distância mínima de pelo menos um metro quando para verbalização no atendimento de ocorrências;
– Higienização periódica dos equipamentos pessoais como: Algemas, Boinas, Coturnos, Capas de Coleta, Cintos de Guarnição e demais acessórios imprescindíveis para a atuação diária do Policial Militar;
– Limpeza, manutenção e higienização diária, dos armamentos que são entregues aos policiais militares nas trocas de plantões.

O trabalho nas ruas será intensificado, com reforço maior das rondas perto de hospitais, farmácias, estabelecimentos de venda de alimentos e outros locais em que a presença de pessoas pode aumentar nesse período de prevenção ao vírus. Durante essas ações, os policiais estarão orientando as pessoas que forem encontradas nas ruas para que, caso seja possível, mantenham-se em casa.

Para o tenente-coronel PM Corrêa Júnior, as medidas preventivas de combate à possíveis transmissões do Covid-19 são primordiais aos profissionais dos serviços essenciais que exercem suas atividades diuturnamente como os Policiais Militares e Civis, bombeiros, guardas municipais, garis, profissionais da Saúde e todos que cumprem regime de plantão.

P-5 do 11° Batalhão Tupinambarana – CPR LESTE

você pode gostar também