975 praças e oficiais são promovidos

Número de promovidos deve aumentar, após análise das comissões de promoção

O governador Wilson Lima anunciou, na noite desta quarta-feira (21/08), a promoção de 975 policiais militares, elevando para 3.260 o número de praças e oficiais que subiram de patente no atual Governo. A medida, que valoriza o trabalho da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) no combate à criminalidade em todo Estado, foi autorizada pelo governador durante formatura no Comando Geral da corporação, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

“Nós temos um compromisso muito grande de valorizar o profissional das polícias Militar, Civil, do Corpo de Bombeiros e o servidor público de maneira geral. Tudo que o Estado do Amazonas se comprometeu nesse Governo tem honrado com as categorias. Estou vindo aqui para, mais uma vez, mostrar esse canal de diálogo que há entre o Governo do Estado e as categorias”, enfatizou o governador.

Neste ano, as primeiras promoções, que são direitos dos policiais conforme as Leis 1.116/1974 (oficiais) e 4.044/2014 (praças), aconteceram em abril. Na oportunidade, o governador autorizou a promoção de 2.260 policiais, sendo 2.199 praças e 61 oficiais. Foi a primeira vez que o Governo do Amazonas cumpriu o direito em dia, ou seja, no mês de vencimento da promoção.

“Desde o início do ano já são 3.260 promoções, quase metade ou mais da metade da Polícia Militar do Amazonas já foi promovida em sete meses do atual governo. Isso é compromisso com o servidor público. São atitudes e ações que nós estamos tomando para valorizar e reconhecer o trabalho que é feito por esses homens que estão no dia a dia, colocando suas vidas em risco para proteger o cidadão do nosso Estado”, destacou Wilson Lima.

O governador antecipou, ainda, que outras medidas de valorização aos policiais já estão sendo tomadas. “Determinei ao comandante da Polícia Militar que comece a fazer o estudo da Lei de Cursos e estou encaminhando para a Assembleia Legislativa (Aleam) a mensagem para a inclusão do porte de arma na carteira dos policiais”, frisou.

Escalonamento e data-base – Também nos primeiros meses de administração, Wilson Lima sancionou a Lei nº 4.865, que honrou o pagamento da segunda parcela do escalonamento (10,85%) mais a data-base 2019 (4,58%) aos policiais militares e bombeiros do Amazonas. A medida proporcionou correção de 15,43% nos salários das categorias a partir deste mês. O retroativo entre abril, mês da data-base, e agosto será parcelado e pago mensalmente até dezembro.

“Nós temos que usar uma palavra: gratidão. Nós somos gratos ao governador do Estado por ter entendido e ter visto que a Polícia Militar está nas ruas, todos os dias, cumprindo seu dever, sua missão. Estamos muito gratos. Nunca nenhum governo prestigiou a Polícia Militar”, afirmou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte.

Reconhecimento – Com 27 anos dedicados à corporação, o subtenente promovido a segundo-tenente André Luiz Oliveira teve a sexta promoção da carreira. “Essa valorização é de grande valia para o policial militar, que diuturnamente labuta trazendo a paz, a ordem, a segurança para a nossa sociedade. Então, isso é uma forma de recompensa que o policial recebe pelo seu trabalho, que é desempenhado na sociedade. A promoção é algo que toca no coração do policial militar.

Para Rossilane Freitas, que foi promovida pela segunda vez em 2019 e, agora, alcançou a patente de tenente, a promoção significa incentivo para seguir no trabalho. “É uma felicidade muito grande, porque a gente já estava esperando isso há muito tempo, e o Governo do Estado veio nos presentear com essa promoção. Nosso trabalho na instituição, sendo mulher, é muito gratificante porque a gente já tem o sonho de se tornar uma policial há muito tempo, então, isso veio só para somar”, disse a tenente, que já acumula 21 anos de Polícia Militar.

Comissões – O coronel Ayrton Norte explicou que o número de promoções de agosto devem passar de 1 mil. As comissões de Promoção de Praças (CPP) e de Oficiais (CPO) estão concluindo a análise dos policiais com o direito a ascender na carreira militar. “Nós temos a Comissão de Promoção de Praças e a Comissão de Promoção de Oficiais, que ainda estão analisando alguns pedidos. Logo, nós produziremos os processos e as atas, para levar ao governador. Essa promoção deve aumentar porque nós temos atos de bravura que o governador nos determinou a reconhecer”, disse Norte.

Reforço – Ainda nesta quarta-feira, o governador Wilson Lima entregou armas e equipamentos de segurança destinados ao fortalecimento dos policiais civis e militares. O material inclui fuzis e miras holográficas, adquiridos pela Secretaria de Segurança Pública, por meio de convênios com o Governo Federal e doações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A entrega faz parte do processo de renovação do armamento das forças de segurança.

“Os equipamentos vão ajudar nesse trabalho de segurança, municiar a nossa polícia e dar as condições que ela precisa para estar nas ruas, combatendo a criminalidade. Quero reconhecer o empenho e a parceria do Governo Federal. É uma situação difícil, mas que a gente tem dado a resposta e tem apresentado os números positivos que tanto desejamos”, destacou Wilson Lima. Segundo ele, nos próximos meses, as polícias também receberão novas pistolas.

O governador ressaltou, ainda, que o sistema prisional também foi beneficiado, com materiais de contenção. “O objetivo é combater situações de tumulto ou de agravamento no sistema prisional. Isso faz parte da nossa política de melhoria na segurança do sistema prisional do Estado. Alguns desses equipamentos vão, também, para o interior. Isso faz parte do processo de renovação de armamento”, afirmou.

você pode gostar também