Navegação na tag

Astronomia

Astronomia em Manacapuru-AM: Frutos do EREA76

  O Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA76), o qual  aconteceu em Março  na capital  amazonense,  está  a dar frutos. Hoje, iremos conhecer um pouco mais da única escola de Manacapuru presente no EREA: Escola Estadual Agra Reis.…

Atmosfera de Saturno

Todos sabem que os quatro últimos planetas do Sistema Solar possuem anéis.  Entretanto, talvez não seja trivial a relação entre anéis e planetas. Ao investigar esta situação-problema os astrónomos usaram os dados coletados pela  sonda…

Tecnoassinaturas: uma busca pouco provável

Faz tempo que o homem procura por sinais de vida no Sistema Solar e fora dele. Com esse intuito, tecnologias foram criadas para nos ajudar a encontrar alguma pista.  O surgimento de equipamentos sensíveis às frequências de Infravermelho,…

Nihongo (Japonês) – Parte 01

Este material está voltado aos amantes da Língua Japonesa.  Nosso intuito não é ensinar o idioma, antes disso, é levar para si um pouco da Cultura nipônica, além é claro, de aprender convosco e com vossos comentários. Eu me chamo Nélio…

Missão InSight – parte 1

A partir de 2019, os astrónomos poderão estudar em detalhes as profundezas do interior marciano. A missão InSight foi lançada no dia 05 de maio de 2018. O objectivo principal é realizar o estudo dos sismos de Marte. Essa missão nos…

Missão MAVEN – parte 1

Na figura 01, temos a sonda MAVEN que - em novembro de  2013- foi lançada pela NASA  com o intuito de  examinar a atmosfera marciana e lançar luz à questão: Com o passar dos anos, como o planeta Marte  perdeu sua atmosfera e sua água?

Troianos de Marte

Uma das confirmações recentes no meio da Astronomia repousa sobre  o facto de que Marte está a dividir sua órbita  com outros  corpos, trata-se de   asteróides  muito pequenos, os quais são conhecidos como troianos. Na figura 01,  temos os…

GJ536

Este ano de 2016 está  a render  muitas novidades na Astronomia. Recentemente, uma equipa internacional de astrónomos  anunciou   a descoberta  de um sistema estelar muito  peculiar, denominado GJ536.  Trata-se de um sistema composto  por…

Terra e Terras (super-Terras)

Nos bastidores da Astronomia, um dos instrumentos que  está  em evidência é o HARPS trata-se de um “descobridor” de planetas lançado pela ESO. A novidade em si não é o instrumento e sim as revelações do mesmo.

Estrelas jovens massivas

Hoje iremos abordar uma questão que está  a deixar muitos astrónomos  sem dormir. Afinal, como  se formaram as estrelas  que  estão nos locais mais longínquos do Universo?