Navegação na tag

CNPq

Obrigado Cassini

A sonda Cassini concluiu seus estudos sobre Saturno, e suas luas, no último dia 15 de setembro. Foram 13 anos a estudar o comportamento do sistema saturniano.  Com o intuito de preservar suas luas (em especial, Encélado) os astrónomos e…

GJ 1132b

Já falamos muito sobre planetas tipo-Terra, entretanto, até o momento não havíamos mencionado algo a respeito da atmosfera dos mesmos. Isso porque, até então, não tínhamos  uma atmosfera associada aos exoplanetas tipo-Terra.

Atmosfera marciana -parte 3

A figura 01 esta a elucidar como seria Marte no passado (lado direito da imagem) – onde  imaginam-se  que o planeta vermelho  abrigasse água líquida  e uma atmosfera mais espessa. Tudo isso em contra-ponto com a realidade actual do planeta…

Sonda Cassini – parte 1

Investigadores da Cassini alongaram  a órbita da nave com o intuito  de aumentar  o ângulo entre  a sonda, o equador saturnal e o plano de seus anéis. Após uma viagem que durou sete (07) anos a Cassini tem  estudado  Saturno mais de perto…

Solo Marciano – Parte 01

Astrobiólogos vivem a expectativa de encontrar informações preciosas em Marte desde a partida da sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter).  Recentemente, uma equipa de investigadores afirmou que os estudos sobre a superfície do planeta…

NEPA 2017

O  Núcleo de Ensino  e Pesquisa em Astronomia – NEPA/UEA/CNPq ao longo deste ano tem desenvolvido  várias actividades nas três frentes,  a saber:

NEPA/UEA/CNPq passa a ter livre acesso à América Hispânica

Na última reunião da União Astronómica Internacional (UAI), o Dr. Nélio Sasaki, líder do NEPA/UEA/CNPq e integrante do PLOAD sublinhou o importante papel do Amazonas e do Brasil para a Astronomia mundial. O maior Estado brasileiro possui…

NEPA/UEA/CNPq e SESC Parintins

No último dia 26 de agosto (sexta-feira) o NEPA/UEA/CNPq e SESC Parintins iniciarão o atendimento às escolas, universidades e comunidade de Parintins e região circunvizinha. As acções planeadas fazem parte  do projecto internacional do…

Projecto do NEPA/UEA/CNPq leva Astronomia às escolas.

Como eu sempre digo, cá  nesta  coluna, o NEPA/UEA/CNPq é  um grupo de pesquisa  especializado  em Astronomia. Recentemente, um projecto coordenado pelo líder do NEPA/UEA/CNPq    permitiu ao  grupo de pesquisa receber um conjunto de dados …

Amostra de Meteorito chega ao NEPA/UEA/CNPq

A figura 01 apresenta a foto do meteorito Hoba West – dentre todos os meteoritos encontrados cá na Terra, esse é considerado o maior e também o mais maciço objecto de ferro conhecido na superfície terrestre. Nesta matéria, a figura 01 é…