-Publi-A-

Navegação na tag

Nélio Sasaki

Nihongo (Japonês) – Parte 01

Este material está voltado aos amantes da Língua Japonesa.  Nosso intuito não é ensinar o idioma, antes disso, é levar para si um pouco da Cultura nipônica, além é claro, de aprender convosco e com vossos comentários. Eu me chamo Nélio…

Campo magnético lunar – parte 1

Desde que as missões Apollo  tiveram êxito,  os astronautas trouxeram amostras  da superfíe lunar, as quais foram exaustivamente estudadas. Tais estudos sinalizaram que nas rochas lunares há registos precisos do antigo campo magnético…

2014 UZ224

Na figura 01 temos o corpo planetário 2014 UZ224.  Talvez você tenha achado esse nome estranho ou até mesmo difícil, e neste caso,  é meu dever informar-lhe que este objecto está a ser chamado carinhosamente de “DeeDee”.

Cignus X-3

O Observatório de raios-X Chandra voltou a nos surpreender com mais um belíssimo registo. Agora, ele  conseguiu mostrar-nos detalhadamente um instante do ciclo  de vida de uma estrela. Tudo graças a  uma nuvem muito especial, pois  é um…

67P/Churyumov-Gerasimenko – parte 2

Em 2015, avistou-se em um cometa: dióxido de carbono gelado. Foi a primeira vez que CO2 em estado sólido foi observado na superfície de um cometa. A observação realizada  mostrou também duas áreas consideráveis  de água gelada. Para termos…

67P/Churyumov-Gerasimenko – parte 2

Na figura 01, temos o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, devido à sua geometria, ele recebeu a alcunha de “patinho de borracha”. Em princípio, investigadores trabalhavam com a hipótese que o formato acima tenha sido fruto do processo de…

Terra e “Terras” – parte 2

Recentemente, uma equipa de astrónomos fez uma pesquisa sobre formação planetária, ramo no qual a Astronomia busca entender como os planetas são formados e como eles evoluem. Neste estudo, a equipa descobriu que, em geral, as estrelas de…

Amostra de Meteorito chega ao NEPA/UEA/CNPq

A figura 01 apresenta a foto do meteorito Hoba West – dentre todos os meteoritos encontrados cá na Terra, esse é considerado o maior e também o mais maciço objecto de ferro conhecido na superfície terrestre. Nesta matéria, a figura 01 é…

68ª Reunião Anual da SBPC

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foi fundada em 05 de junho de 2013 (em cumprimento ao decreto lei nº 12.818) tendo, portanto, três (03) anos de existência. A pouca idade não foi empecilho para que a UFSB recebesse o maior…

Ceres e suas manchas brilhantes – Parte 2

A missão Dawn já está em acção e recentemente foram divulgadas novas imagens aos redores de Ceres. Os olhares desta vez se voltam para a Cratera Occator*, com 4 metros de profundidade e 92 quilómetros em diâmetro, ela contém a área mais…