Navegação na tag

NEPA

Eclipses Solar e Lunar de 2020

   Alunos  das escolas  públicas  amazonenses encaminharam-nos as seguintes perguntas: 1) Quando serão os próximos eclipses? 2) Os próximos eventos serão visíveis  no Amazonas?   Muitíssimo obrigado aos alunos pelas perguntas e aos…

Ocultação de Saturno e eclipse lunar de 16 de julho

 Denomina-se ocultação quando um corpo celeste é oculto por outro  que  passa  entre este e a Terra (o observador, no caso). Hoje de madrugada, mais precisamente às 04h da manhã desta  quarta-feira,  a Lua irá ocultar  Saturno.    Na…

Núcleo de Astronomia da UEA recebe reconhecimento nacional

NEPA/UEA recebeu o selo de Certificação da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) recebeu o Selo de Certificação da Sociedade Astronômica…

Astronomia em Manacapuru-AM: Frutos do EREA76

  O Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA76), o qual  aconteceu em Março  na capital  amazonense,  está  a dar frutos. Hoje, iremos conhecer um pouco mais da única escola de Manacapuru presente no EREA: Escola Estadual Agra Reis.…

Caderno Amazonense de Física

   Esta é uma iniciativa do NEPA - Núcleo de  Ensino e Pesquisa em Astronomia -   e conta com o apoio e incentivo do Coordenador  Estadual da OBF/OBFEP -  Dr. Marcelo Brito  da Silva (UFAM) - além do apoio da Coordenação  Nacional  da OBF e…

Conexão Planeta x Estrela-hospedeira

Evidentemente, você já  tem conhecimento dos milhares de sistemas  exoplanetários  já encontrados, comprovados e identificados pelos astrónomos - sobretudo  nas  quase duas primeiras décadas dos anos 2000. Aliás,  o número  de exoplanetas…

Formação planetária – parte 1

Vamos falar um pouco sobre a formação de planetas? Para que um planeta seja formado faz-se necessário o aumento  dos grãos   de poeira. Os quais são agregados  em diferentes tamanhos, no início, muito  pequenos. Por mais que  alteremos os…

Atmosfera de Saturno

Todos sabem que os quatro últimos planetas do Sistema Solar possuem anéis.  Entretanto, talvez não seja trivial a relação entre anéis e planetas. Ao investigar esta situação-problema os astrónomos usaram os dados coletados pela  sonda…

Missão InSight – parte 1

A partir de 2019, os astrónomos poderão estudar em detalhes as profundezas do interior marciano. A missão InSight foi lançada no dia 05 de maio de 2018. O objectivo principal é realizar o estudo dos sismos de Marte. Essa missão nos…

UAI divulga nomes oficiais para características em Caronte

Uma das atribuições da União Astronómica Internacional (UAI) é manter a convenção de nomes astronómicos e a nomenclatura  planetária. Por exemplo, no âmbito da  Astronomia planetária,  a maior lua de Plutão foi denominada Caronte.