A ópera cabocla à espera de um milagre!

Por Nárnia!

Depois de reuniões marcadas e desmarcadas voltamos a estaca zero [à esquerda]: nada decidido! Pairam no ar as mesmas dúvidas e incertezas sobre o Festival Folclórico de Parintins. O paciente foi transferido da enfermaria para o CTI em estado gravíssimo e correndo sério risco de vida, a equipe médica desenganou a família ao afirmar que o mesmo está em fase terminal decorrente de uma bactéria maligna que ataca os órgãos internos. O chefe da equipe médica recomenda aos familiares, parentes e amigos que rezem pelo paciente e a menos que aconteça um milagre o mesmo não sobreviverá: é uma questão de tempo. Se a vida de quem está à beira da morte lhe passa pelos seus olhos como a um filme, pode-se dizer que no caso do festival o que se passa é uma ópera cabocla das mais trágicas. Na Francesa a debandada continua a todo vapor e a pergunta que não quer calar permanece: quem será o próximo? Antes disso, vamos aos rebuceteios tribais que não acabam, só aumentam!

ouvido
MAIS UM!

Na última quinta-feira, 12, o mundo bovino sofreu mais um rebuceteio tribal vindo do Boi Caprichoso que contabilizou a quinta perda em seu quadro artístico (antes foram Mestre Baleinha, Jéssica Tavares, Karyne Medeiros e Márcio Braz) com a carta de desligamento temporário [?] do, agora, ex, apresentador Ornello Reis configurando a terceira saída de item oficial desde o inicio da temporada. A saída do jovem apresentador [uma pedra cantada e certa] pegou todos de surpresa, não pelo fato em sí e, sim, pela razão: um problema de saúde. Por que não pelo fato em si? Simples: desde o episódio da sua participação [a contra gosto do C.A] durante o “Encontro dos Apresentadores” realizado no Clube da Toada no incío deste ano, somada a sua fama de ser indisciplinado e por restrições de relacionamentos que sua permanência no cargo era instável. Desde a primeira reunião deliberativa no final do ano passado que tratou de sua saída que um nome surgiu para substituí-lo: Fabiano Neves.

LIGADO…

Fabiano Neves foi sondado e “inserido” novamente no Boi para participar assiduamente aos eventos azulados na capital. O próprio presis blue, Joilto Azêdo, em uma conversa telefônica com o cretino colunista, em novembro de 2015 e que durou exatos 53min, afirmará com todas as letras que o jovem apresentador não chegaria à arena do Bumbódromo e por isso Fabiano seria preparado, paralelamente, para uma eventual emergência. Perguntado o porquê da afirmação, o presis blue respondeu que a imaturidade e a falta de responsabilidade de Ornello o tirariam do cargo, a menos que ele mudasse de comportamento. Tendo em vista as duas apresentações nos lançamentos do CD 2016 onde o apresentador se saiu muito bem parecia que o “sapo” seria engolido… Ledo engano!

… LIGANDO

O cretino colunista achou o anúncio da “doença” do ex-apresentador e, consequentemente, sua carta de desligamento providencial demais. Horas antes a fanpage do A Folha de Parintins, do jornalista Keynes Breves, revelou que o anúncio de Fabiano Neves como novo apresentador era só uma questão de tempo e dias antes, o DeAmazônia, do jornalista Jonas Santos, revelou detalhes das reuniões e o “motivo” da saída do apresentador (http://www.deamazonia.com.br/lendo/278-conteudo-11242-ornelo-reis-apresentador-do-caprichoso-esta-fora-do-boi). O cretino colunista, literalmente, de segunda não nasceu ontem e tampouco chegou no meio bovino anteontem, é claro que o motivo que levou ao pedido de desligamento do jovem apresentador é outro mais político do que pulmonar.

PERNADA…

Evidentemente que a saída de Ornello Reis iria Acontecer cedo ou mais tarde ou alguém [em sã consciência] achava que Fabiano Neves estaria na árvore azulada sem que alguém o tivesse posto lá com uma intenção específica que não a de ser atração nos ensaios da Marujada? Os sinais foram todos muito claros e perceptíveis e não resta a menor dúvida que a batata de Ornello estava assando em fogo brando, pois item nenhum dura e perdura no boi sem o apoio e a sustentabilidade das cabeças pensantes dentro da Francesa e da Baixa, ou seja, sem o apoio do Conselho de Artes e da Comissão de Artes. Fosse por qual fosse o motivo da saída de Ornello Reis que não o divulgado e que acabou não convencendo a maioria dos torcedores dadas as circunstâncias, seria uma tremenda falta de respeito para com o jovem que não merecia passar por tal situação.

… POR NADA

Ornello Reis não tem a menor culpa [que seja] do erro cometido pelo Conselho de Artes por tê-lo escolhido [precipitadamente] como um alternativa à queda de forças que preferiam Théo Neves e Edmundo Oran e que acabou sem um único vencedor. Ao escolherem o jovem de 17 anos na base do “nem o nosso e nem o de vocês” colocou-se as preferências de terceiros acima do que realmente interessava: o melhor para o boi. Ainda bem que Deus escreve certo por linhas tortas e bendita seja tal inflamação, veio na hora certa. As últimas saída de itens azulados têm um roteiro interessante e sórdido: a encenação de uma peça, ou seja, o item finge que não sabe que será tirado; a diretoria finge qua não irá tirá-lo; o item publica sua nota/carta anunciando sua saída; a diretoria recebe com espanto e lamento; retribui o favor com outra nota de agradecimento: tudo como fora combinado e dentro do script. E o Boi, coitado [o único inocente e verdadeira vítima nesse contexto] fica cada vez mais desacreditado, esculhambado e, igualmente, enlameado.

OPÇÕES

Cinco nomes nome despontam para substituir Ornello Reis no cargo de Apresentador do Boi Caprichoso: Fabiano Neves, por tudo dito até aqui seria a escolha mais óbvia, certa e lógica. Mas, o cretino colunista, literalmente, de segunda lembra que o mundo bovino, porém, cão nunca fora óbvio, certo e muito menos lógico; Arlindo Jr. não deixa de ser uma opção “vintage” para o momento e queira quer não possui uma grande gama de fãs e torcedores que agradariam-se da volta do eterno “Pop da Selva” e, Jr. Paulain. Que deixou o item com vitória e passou a ser uma possibilidade. Théo Neves, que desde a as primeira escolha é o preferido de parte do Conselho; e pasmem, Gil Gonçalves que deixou o item de apresentado ao entregar o título de 1997, mas, como a memória no boi é curta seu nome foi proposto e segundo Pluma Reluzente não se fez de rogado.papo

REUNIÃO…

A reunião ocorrida na semana passada entre o governador José Melo, o secretários de cultura e da fazenda Robério Braga e Afonso Lobo, respectivamente, os presis bovinos Adelson Albuquerque e Joilto Azêdo e os deputados estaduais Bosco Saraiva e Bi Garcia ficou acertado que o Governado do Estado realizaria uma “rodada de negociações” em Brasília junto a iniciativa privada com o intuito de captar recursos para o festival folclórico deste ano. E que hoje, segunda, 16, finalmente, seria anunciado o valor da cota de patrocínio e a área de atuação do Estado na festa, mas, com a extinção do Ministério da Cultura (MinC) e a intenção de dar-lhe o status de mera secretaria nacional subordinada ao Ministério da Educação (MEC) e a incerteza do campo de atuação da Lei Rouanet, uma vez que o incentivo era gerido pela pasta extinta, tende a diminuir o interesse dos empresários em patrocinar projetos e eventos culturais.

… AUDIÊNCIA

Na última quarta-feira, 11, a Câmara Municipal de Parintins resolveu sair do ponto morto e realizou a audiência pública para debater e encontrar soluções para a atual crise enfrentada pelo Festival Folclórico. Com notícias e rumores nada otimistas, os vereadores da ilha convocaram a população, artistas, dirigentes e a sociedade civil para o centro do debate. Presidida pelo vereador Juliano Petro Velho, a audiência não conseguiu reunir um número satisfatório até mesmo com seus pares na câmara, demonstrando que até o parintinense está desinteressado em defender o que é seu ou pelo menos a grande parte da população. Caprichoso e Garantido, na medida do possível, se fizeram presentes com artistas e dirigentes em uma audiência quase vazia.

SILÊNCIO

O silêncio que vem das redações de jornais e de TVs sobre a crise vivida pelo Festival Folclórico de Parintins ao mesmo tempo que é estranha é comprobatória: a imprensa amazonense está calada por conveniência. Não se ouve um pio nos principais telejornais, não se lê uma linha nos principais jornais sobre o corte de patrocínio da festa, da possível redução dos dias de apresentação e da probabilidade dos bois terem que arcar com a operacionalização do festival. Se não fossem a imprensa independente (sites, blogs e portais de notícias) que cobre o cotidiano da ilha e do seu festival o caso passaria despercebido, totalmente. Os barões da mídia tradicional recebem cotas de publicidade do Governo do Estado logo não darão manchetes negativas sobre o assunto, alguns bons jornalistas até que gostariam de fazê-las, mas, tais disparates não seriam publicados como ainda lhes custariam os seus empregos.

RANKING

O Tesouro Nacional divulgou na última terça-feira, 10, um ranking dos estados elaborado de acordo com a capacidade dos governos estaduais de cumprirem com seus compromissos (http://veja.abril.com.br/noticia/economia/estados-agora-tem-ranking-de-saude-financeira-veja-quem-esta-melhor). A saúde financeira dos estados foi avaliada em quatro notas de A a D, levando em conta o caixa de cada um e seus vencimentos a serem pagos. O Estado do Amazonas ocupa a quarta posição com a nota B, isto é, apesar da crise o Estado não é visto e/ou apontado como um eventual caloteiro. O que isso significa? Que a dor é maior que a causa, em outras palavras: que a desculpa do corte no Festival de Parintins em 30% ,alegando contenção de gastos e priorização de investimentos em áreas primordiais, é conversa para boi [e presidente] dormir e, se está faltando recursos para estas áreas é porque estão sendo destinados para outras finalidades como por exemplo: o pagamento a empreiteiros. Porque será?

RECEBE BEM…

A agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural – AADC, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública criada pelo Governo do Estado do Amazonas por meio do decreto Lei nº 3.582 de 29 de dezembro de 2010 e, posteriormente, instituída pelo decreto 31.136 de 30 de março de 2011 sob a forma de Serviço Social Autônomo é o credor que mais recebeu recursos da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) nos últimos quatro anos. A AADC é uma espécie de “trainning” da SEC cuja missão principal é a de promover o apoio à execução de políticas de desenvolvimento cultural, especialmente as que contribuam para a promoção artística, formação de técnicos e artistas, geração de empregos e a promoção cultural do Estado. Conforme o link: http://www.agenciacultural.org.br/index.php

…BEM RECEBE

Em uma breve pesquisa (conforme link abaixo) no portal da transparência do Amazonas o cretino colunista chegou a números surpreendentes recebidos pela AADC de 2013 a 2016. Nenhum outro credor recebeu um volume tão grande de recursos destinados à cultura quanto a AADC, que muito lembra a famosa “Associação Amigos da Cultura”. Por ano, a agência recebeu mais do que três vezes mais que a somatória da folha de pagamento, fornecimento de energia, alimentação, processamento de dados, locação de prédios e veículos, segurança, manutenção e conservação sob a descrição de “Diversas Contribuições”. Em 2013, a AADC recebeu R$ 68.078.193,74 (Pagamentos 2013) ; em 2014, recebeu R$ 64.697.351,70 (Pagamentos 2014) ; em 2015, recebeu R$ 53.088.074,67 (Pagamentos 2015) e este ano já recebeu exatos R$ 12.586.036,33. (http://www.transparenciafiscal.am.gov.br/transpprd/mnt/info/RelPagamentos.do?method=Pesquisar&anoexercicio=2016&mes=00).

 

TÁ TRANQUILO!…

Nos últimos 04 anos foram repassados à agência quase que R$ 200 milhões dos recursos controlados pelo secretaria de cultura o que leva a crer que a AADC seja uma das maiores promotoras culturais e formadoras de profissionais da cultura do norte do país. Se dividirmos este valor pelo período de repasse chegamos na casa dos R$ 50 milhões (por ano!), isso é mais do que o Governo do Estado do Rio de Janeiro investiu no carnaval de 2013 (http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/02/08/com-r-35-milhoes-rio-e-a-capital-que-mais-gasta-com-o-carnaval-mp-cobra-transparencia.htm). É mais do que as três maiores arrecadadoras de patrocínio entre as escolas do grupo especial para a realização de seus desfiles em 2014, ou seja, mais do que Beija-Flor, Unidos da Tijuca e Grande Rio, juntas. (http://odia.ig.com.br/diversao/carnaval/2014-03-01/desfiles-do-grupo-especial-tem-custo-recorde-r-100-milhoes.html).

…TÁ FAVORÁVEL!

Com o volume pago à AADC, a agência poderia realizar, no ano seguinte, os três principais festivais culturais do Estado, isto é, Festival da Canção de Itacoatiara, o Festival de Cirandas de Manacapuru e o Festival Folclórico de Parintins e, ainda assim, sobraria uma soma considerável para demais projetos como o Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus. Pelo que se pode crer com estes repasses é que há mais técnicos culturais e artistas formados pela agência vagando pela capital e interior do Estado do que periquitos sobrevoando a Av. Ephigênio Salles às 18h. O cretino colunista alerta aos presidentes que a saída para escapar da degola do Governo do Estado/SEC seja inserir os bois à agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural onde, segundo os números do portal da transparência (R$ 12.586.036,33 nos primeiros quatro meses de 2016), a tsunamica crise não chegou nem à categoria de marolinha lá para as bandas da Av. Rio Purus, no Vieralves. seo

– Curumim, sua besta doente e desinformada, na escuta?

– Prossiga, meu velho [dos infernos]!

– E não é que aquilo que você me revelou há três semanas atrás é verdade.

– Sobre o ofício à SEC, alegando falta de dinheiro para passagens e etc.?

– Como você diz: “Cim”…”Cim”.

– Jamais subestime os meus passarinhos!

– De fato. Então, posso concluir que não haverá dinheiro para bancar o “Item D”?

– Falas do modus operandi que está exilado na Francesa e no Palmares?

– Esse mesmo!

– O que lhe faz pensar que ele [o modus operandi] esteja em exílio?

– Off Line.orelha

SILÊNCIO II

Com o Festival Folclórico de Parintins sofrendo forte ameaça de corte de patrocínio que afetaria não só as apresentações na arena do Bumbódromo, como também a sua operacionalização o único representante de Parintins na ALEAM – Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas – o deputado Bi Garcia faz, como se diz na gíria “a egípcia”. O parlamentar, que é sócio do Boi Caprichoso e ex-prefeito de Parintins, eleito com 22.782 votos o que corresponde a 1,38%. (http://www.eleicoes2014.com.br/candidatos-deputado-estadual-amazonas/) desde as primeiras notícias sobre a possibilidade, ainda que hipoteticamente, de redução de noites e até o cancelamento da festa não se manifestou, publicamente, em defesa do festival. Na última terça-feira, durante o seu pronunciamento (http://www.reporterparintins.com.br/lendo/276-conteudo-13193-bi-garcia-afirma-que-prefeitura-de-manaus-prepara-acao-para-acabar-com-aumento-da-tarifa-de-onibus) o parlamentou usou a tribuna da ALEAM para afirmar que a prefeitura de Manaus ingressará com uma ação para anular definitivamente o aumento da tarifa de ônibus na capital.

Não que o mérito da causa não seja louvável, só que a Assembleia não é a Câmara e, tampouco, o deputado é vereador e/ou líder do prefeito [seu cunhado] para divulgar as ações do legislativo municipal. A função de um deputado é fiscalizar o legislativo estadual e defender os interesses da população amazonense, sobretudo, do(s) município(s) que o elegeu e não a de ser o anunciador das ações do prefeito de Manaus na casa que representa não o município e, sim, o Estado. Ao fazê-lo, o deputado rebaixa-se [no sentido da hierarquia política] à condição de vereador exercendo mandato na ALEAM. Enquanto, isso o festival não tem o seu defensor mais óbvio naquela casa… Já a Prefeitura de Manaus e o prefeito Arthur Neto o têm pelo, também, óbvio!

rap
* Asas Fortes e Brilhantes afirma com convicção que o novo apresentador será Fabiano Neves por ser o mais novo queridinho do Conselho de Artes. A favor dele, ainda pesam os seus resultados em outros festivais culturais no Amazonas e no Pará. Além, de ter sido convidado pela atual diretoria para ser o “step” de Ornello Reis caso [e por acaso] acontece algum entrave que o impedisse de entrar na arena. #ABolaDaVez;

* Já Brilho de Fogo aposta em Arlindo Jr. Segundo o emplumado, seria a forma de Joilto Azêdo curar as feridas abertas quando de sua saída por motivos de desentendimento e incompatibilidade de pensamento com o vice-presis, Rossy Amôedo, a quem é creditado como sendo o motivo principal de decisão de deixar o cargo de apresentador em 2015. #Recomeço;

* Voo Ligeiro acredita que Jr. Paulain não estaria fora do game e poderia ter a sua derradeira e definitiva oportunidade. Ao seu favor teria o fato de que em confrontos com o irmão mais velho, na arena do Bumbódromo, o rubro rival nunca se apresentara com 100% de seu poderio de fogo, além da vitória em 2015. #Vantagem;

* Porém, Tucano-Boi de Papo Amarelo contesta seus irmãos emplumados lembrando-os que este ano é ano de eleição e vaticina que o novo apresentador será quem tiver força de captar o maior número de votos e importantes apoios para a eleição do candidato da situação, o vice-presis blue Rossy Amôedo. Nesses termos, Arlindo Jr. e Jr. Paulain são os nomes. #BrigaDeDois;

* Bico Doce, o chefe – supremo do bando, no alto de seu conhecimento contesta todos os seus filhos e faz sua análise: em 14 anos de festival Israel já ganhou do irmão várias vezes nunca sendo 100%; Arlindo ajudaria a eleger o Rossy tanto quanto o Bi ajudaria a eleger a Márcia; E, de quebra, faz uma observação importante: Théo Neves é sempre lembrado quando o assunto é o item de número 01. #MestreDosMestres;

* Segundo o todo poderoso do mundo bovino, porém, cão dividido entre azul e vermelho, órfão de pai e mãe a caminho do abismo e de pires nas mãos a candidatura de Rossy Amôedo para fazer sentido e tornar-se viável, primeiro terá que fazer o boi bicampeão. Pra ser bicampeão terá que vencer e para vencer terá que ir com o melhor e o melhor tem por sobrenome Neves [Théo ou Fabiano?]. Se arriscar, poderá perder tudo: o título e a candidatura. #FazSentido;

* Em três anos o Boi Caprichoso terá a quarta troca no item de apresentador: em 2014 trocou Jr. Paulain por Arlindo Jr.; em 2015 fez o inverso, ou seja, Arlindo Jr. por Jr. Paulain; ainda em 2015 trocou Jr. Paulain por Ornello Reis e, agora, em 2016 trocará Ornello Reis ou por Arlindo Jr., ou por Jr. Paulain ou por Fabiano Neves, ou até mesmo Théo Neves. #TrocaTrocaAnimada;

* Pluma Reluzente, o senhor de todos os mistérios, revelou ao cretino colunista que a saída de Ornello Reis foi uma vitória sobre Gil Gonçalves e que a mesma deveria ter acontecido há pelo menos seis meses atrás. Também, segundo o emplumado, na tarde de ontem, domingo, 15, às 17haconteceu a reunião definitiva que escolheu o nome do novo apresentador. #Hummm;

* Com a saída de Márcio Braz quem retorna ao Conselho de Artes é Zandonaide Bastos com o apoio e a força oculta do vice-presis Rossy Amôedo. A volta do conselheiro promete trazer dor de cabeça ao colega Gil Gonçalves com quem brigou durante o processo de seleção de toada e tem como finalidade “peitar” Gil que perdeu apoio e simpatia do vice-presis por declarar, abertamente, apoio a Babá Tupinambá à presidência do boi. O radialista e conselheiro sempre fez isso: fica no lado que tem mais chance de ganhar, talvez esse seja o segredo de sua permanência dentro do Conselho.#TaExplicado;

* O cretino colunista contesta até mesmo seu mais poderoso passarinho, Bico Doce: todos estão redondamente enganados. Pode sair o item que sair, entrar o apresentador que entrar que nada disso importa na conquista do bicampeonato, em outros tempos… Seria!. Mas, atualmente, não. Quem não pode sair do Caprichoso e quem não pode [de jeito algum] deixar de estar dentro do game é o modus operandi que se instalou na Francesa e no Palmares enxotado da Baixa. Sem ele, a atual diretoria não vence nem disputa de par ou ímpar. #FatoFatidicoEFatal;

* Por falar nisso, a Baixa quer saber: por “quantas anda” as investigações sobre a suposta compra de jurados denunciada pelo Boi Garantido na apuração do ano passado? O que o Boi da Baixa do São José está fazendo para que o caso não caia no esquecimento? Será que [o Garantido] oferecerá os fundilhos do seu fundador para mais um dedo certeiro? Os torcedores azulados agradecem muitíssimo se a resposta desta última for SIM. #TemFestaNoTerreiroDoBoiGarantido;

* Sobre esse espinhoso assunto, a coluna recebeu informações [não confirmadas!] de que o MPE – Ministério Público Estadual – teria “esbarrado” em novos áudios envolvendo peixes graúdos do cardume bovino. Em trechos, supostamente, haveria a confirmação da manipulação do resultado realizada por uma quadrilha formada por membros dos dois lados, ou seja, azuis e vermelhos. #SeraVerdade?;

* Dorso Porrudo, cantou ao cretino colunista que antes do festival seria solicitado o pedido de prisão preventiva dos envolvidos no caso. Segundo a ave de rapina, a investigação encontrou indícios substanciais para embasar o pedido. #DuvidoMuitoSoAcreditoVendo;

* Na última sexta-feira, 13, a Marujada de Guerra do Boi Caprichoso realizou mais um “Ensaio Show”, no Rio Negro Clube denominada a “Noite dos Amos” com a participação de Renato Freitas, Prince do Boi, Edilson Santana, Jr.Paulain e Edmundo Oran. #JustaEBelaHomenagem;

* O item Amo do Boi também foi o tema do último Bar do Boi realizado no sábado, 14, pelo Movimento Marujada tendo como atrações principais da noite Edmundo Oran e a Marujada de Guerra. O Bar do Boi fez as pazes com seu exigente público e fervilhou o Clube da Assinpa. #Bombou;

* Muitos foram os destaques da noite, eis alguns: o som infinitamente melhor; a Banda Movimento Marujada arrebentou; os esquentas de Claúdio Tribal e Itamar Benarrós foram na temperatura certa; os shows de Jr. Paulain foi vibrante; Edmundo Oran foi contagiante e o de Edílson Santana foi radiante, aliás nesse quesito todos foram fantásticos; Marujada de Guerra foi perfeita, a mudança na distribuição dos ritmistas foi acertadíssima; os shows foram dinâmicos, fluíram perfeitamente bem; CDC Manaus deu mais um show coreográfico e muito bem apresentáveis.#Prestou;

* O cretino colunista entende que para se ter um grupo de dança, além da dança precisa ter imagem. E nada mais imprimi uma boa impressão do que um grupo apresentável: física e visualmente. Ninguém sai de sua casa para ver dançarina de bucho quebrado e nem dançarino com titela de cordona. E tenha-se que tomar cuidado na escolha da cor das vestimentas para as apresentações: cinza não cai bem. #NaoPrestou;

* O Show de Jr. Paulain foi muito mais que um show: foi uma pré-campanha para sua volta ao item de apresentador com direito a Fã-Clube e bandeiras com as mensagem: “O Melhor Apresentador campeão de 2015”.#FoiDadoORecado;

* Dois fatos rebucetearam os bastidores do Bar do Boi: 1. O descuido de Emilly Vitória que ao dançar a toada da Rainha do Folclore acabou pagando [sem notar] peitinho para o deleite da ala masculina presente nos camarotes e comentário geral nos mesmos; 2. A conversa ao pé do ouvido entre Jr. Paulain e Fabiano Neves, não se sabe o certo o foi dito nela, mas, que a reação de Fabiano ao balançar a cabeça negativamente deu a entender que ele não gostou e tampouco concordou com o que ouviu. #OQueTeraSido?;

* Os camarotes fervilharam em uma badalação frenética e animada. No camarote da imprensa, aos cuidados da jornalista e assessora do M.M, Marilza Mascarenhas, a produtora da Rádio Difusora Larissa Balieiro, o Diretor do Festival de Ópera do Amazonas Edílson Vigil, o simpático casal catarinense Fabiana Bianchet e Luis Otávio Debortoli, os queridos Ighor Palhano e Wagner Moreira do Cultura Amazônica. O espaço conta com a parceria de sempre da Moto Honda da Amazônia e do Oqueá! – Sanduíches Naturais. #Animadíssimo;

* No Camarote do Bradesco, aos cuidados da divertidíssima anfitriã Juliana Delmiro, o eterno presidente da FAB/Manaus Wallace Almeida, o proprietário da W.A Walter Cohen, o compositor Elton Cabral, o jornalista Mairkon Castro dentre outros. Nas mesas laterais vips da gema: Karina e Valentina Cid, Ana Claúdia Vieira, Ladico Carneiro, Gevana e Analú Vieira e a tetracampeã e ex-cunha poranga [a elegantérrima] Alessandra Brasileiro. #SóEstrelas;

* Uma boa ideia é uma boa ideia e quando faz sucesso, então! A Q’Boi, a mais tradicional loja de artigos bovinos de Parintins, ao sacar e trazer o universo do filme Guerra Civil entre o time do Capitão América [azul] e o time do Homem de Ferro [vermelho] para a guerra folclórica entre Caprichoso e Garantido agradou em cheio o público jovem com suas camisas personalizadas sobre o tema. Além das camisas que faz o torcedor escolher o seu time a loja é a revendedora da camisa oficial 2016 do Boi Caprichoso. #Arrasaivos;

Divulgação / Reprodução Internet
Divulgação / Reprodução Internet

* A internacionalmente conhecida coreógrafa e bailarina Debora Colker esteve no último fim de semana na ilha para a preparação de 72 dançarinos que atuarão na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Uma estrutura de cabos de aço foi instalado no Bumbódromo especialmente para os ensaios. #Preparativos;

* Por falar em Olimpíadas, eis o assunto que tira a paciência dentro dos galpões azulados. O cretino colunista foi contactado por um grupo de trabalhadores do galpão que revelando que prioridade artística tem sido para o evento esportivo enquanto o galpão está abandonado. Com salários atrasados há alguns dias a diretoria adotou a prática que em campanha prometera acabar com a mesma: as requisições de compra. #Crise;

* Foi oferecido aos trabalhadores do galpão a requisição de compra no valor de R$ 200 para amortizar a dívida com os mesmos. A grande maioria dos trabalhadores não aceitou as requisições, os mais necessitados aceitam. #UmaAlternativaESaida; ED

* Fernado Sallignac, coordenador do Miss Globo Amazonas, anunciou que a rubra rainha Isabelle Nogueira não será mais a representante do Estado no Miss Globo Brasil 2016 que seria realizado em Brasília neste mês. Devido ao clima de instabilidade na capital federal o concurso foi remarcado para o mês de junho. Por isso, Isabelle não poderá participar por estar concentrada para suas apresentações na arena do Bumbódromo defendendo as cores da Baixa do São José. #Umapena;

* No domingo, 15, um dos maiores compositores do Boi Caprichoso Raimundinho Dutra fez aniversário e o Canto Macurany, em Manaus, foi só festa. Fora a família e amigos mais próximos a reunião teve um convidado especial: o pré-candidato Babá Tupinambá. #ParabensRaimundinho;

* A conquista de Babá Tupinambá está a todo vapor, no último Bar do Boi o pré-candidato distribuiu CD do Caprichoso com as toadas 2016 aos frequentadores do lugar, reuniu-se com famílias de sócios, lançou o jingle/paródia da metralhadora que tomou conta dos grupos de WhatsApp na voz de Vanessa Alfaia.

* A receptividade para com Babá Tupinambá na capital e no Bar do Boi ré algo semelhante ao mesmo esteja na sala de sua casa recebendo os seus amigos, tamanha é o assédio em torno do pré-candidato. Em conversa com o cretino colunista afirmou que não irá cair nas armadilhas e no jogo sujo deflagrado contra ele, que vai procurar todos os sócios, independentemente, de grupos e opiniões e revelou que fechou um apoio peso pesado. O cretino colunista bem que tentou arrancar o nome desse apoio, mas, o candidato fechou-se em copas. #QuemSerá;

* O pré-candidato Jender Lobato em mensagem aos cretino colunista afirmou ter esperança de que teremos um grande festival por confiar, plenamente, na capacidade do parintinense em criar algo diferente, além, de acreditar que dias melhores virão. Seu projeto para presidir o boi nos próximos 03 anos visa a preocupação como futuro e que não cometerá extravagâncias e loucuras financeiras em uma campanha que deve ser de dinheiro e sim de proposta.#DiscursoCoerenteESensato;

* Lobato finaliza a conversa com a seguinte afirmação: “Não cabe mais situação e oposição, não podemos torcer por diretorias, muito menos excluir quem e pode nos ajudar, nossa torcida tem que ser pelo Caprichoso, afinal, ele é de Todo Nós”. .#SeraUmSinal?ConhecoEssaFrase;

* A Batucada do Boi Garantido realizou mais um evento no Almirante na noite de domingo, 15, e desta vez contou com a presença do show man Sebastião J.r que pôs fogo no caldeirão vermelho. O ensaio foi a preparação para a festa de lançamento do CD Celebração no próximo sábado, 21, na Quadra da Aparecida. #SuperEnsaiados;

* Hoje, segunda, 16, o jornal A crítica disponibiliza mais um produto exclusivo para divulgar o festival desse ano. Trata-se da segunda edição do álbum de figurinhas dos bois, nesta semana é a vez do Boi de Parintins, o Caprichoso, protagonizar o impresso. Durante toda esta semana as figurinhas azuladas estão nas bancas e na semana que vem é a vez do Boi do Povão, o Garantido. #Colecionar;

Divulgação
Divulgação

* Por falar em A Crítica o programa Arena dos Bumbás do último sábado, 14, com a participação do Garantido foi sensacional. Duas mulheres roubaram a cena durante o programa: a Rainha do Folclore Brenna Dianná que venceu A rubra rainha Isabelle Nogueira no quis de conhecimento bovino e a herdeira da tradição Cleomara Monteverde que emocionou a todos com a sua emoção.#Maravilhoso;

* O programa também contou um pouco sobre a fundação do Movimento Amigos do Garantido nas palavras de Mencius Melo, Izoney Thomé [deslumbrantemente bem vestida] e Rivaldo Pereira. Carlinhos do Boi, Fábio Casagrande, Tony Medeiros e o Garantido Show Master remeteu ao telespectadores os tempos de ouro do Olímpico Clube. #EDoMeuTempoViviEssaEpoca;

Priscila Molinari
Priscila Molinari

* Com a realização do promoter e colunista Frank Freitas, apoio cultural de Babá Tupinambá e patrocínio da cerveja Devassa rolou na noite de sábado, 14, no Rancho Taperebá o irreverente e alegre concurso Rainha do Folclore Gay 2016. A grande vencedora da edição deste ano foi Priscila Molinari com indumentária de Fabson Rodrigues. #LacrouBee;

* E para finalizar a edição da cretina coluna desta semana o último rebuceteio do dia: o próximo a deixar o Boi Caprichoso poderá ser o pajé Waldir Santana.O motivo? Seu apoio, declarado, a Babá Tupinambá que vem causando gastrite no grupo que apoia Rossy Amoêdo. #PróximaVítima?;

* Às 22h horas de domingo, 15, Bico Doce pousou na janela do cretino colunista e revela o resultado da reunião do Conselho de Artes na qual foi escolhido o novo apresentador: Fabiano Neves defenderá o item de número 01 na arena do Bumbódromo sendo  anunciado logo mais às 08h desta segunda-feira, 16. #Habemus

alvo BOA BODE FRASE PEROLA PENSAMENTO
É só por hoje…

… Por hoje!

Até a próxima…

#SouVítima!

 

você pode gostar também