Ação instala filtros e leva água tratada para mais de mil ribeirinhos na zona rural de Nhamundá

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das populações tradicionais do Amazonas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), instalou seis filtros purificadores de água Salta-Z (Solução de Abastecimento de Água por Zeólita) na zona rural do município de Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus). A ação levará água tratada para cerca de mil moradores da região, beneficiando 300 famílias ribeirinhas que vivem na Área de Proteção Ambiental (APA) Nhamundá. A atividade, realizada entre os dias 30 de setembro e 7 de outubro, também contou com palestras de educação ambiental nas escolas do município.

De acordo com o gestor da APA Nhamundá, uma das 42 unidades de conservação gerenciadas pela Sema, Otávio dos Santos, a instalação dos filtros Salta-Z ajuda a reduzir problemas de saúde nas localidades da APA, além de garantir melhoria na qualidade de vida dos ribeirinhos. “Esses purificadores de água do sistema Salta-Z beneficiam os comunitários que não tinham antes acesso à água potável. É uma solução inovadora que evita problemas de saúde para os nossos ribeirinhos”, frisou o gestor.

Além da instalação dos filtros, a Sema também promoveu palestras de educação ambiental no município, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos das queimadas e incêndios florestais. As instruções foram realizadas nas escolas das comunidades de São Sebastião do Corocoró, que teve a instalação de dois filtros; Santa Ana do Paraná do Jacaré, com a instalação de um filtro; Nossa Senhora da Conceição do Sapucaia, com a instalação de um filtro; Urucurí e Ararauá, ambas com um filtro cada.

A atividade contou com o apoio da Defesa Civil do Amazonas, Brigada Florestal e Prefeitura de Nhamundá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema).

Salta-Z – O Sistema Salta-Z é uma tecnologia inovadora de captação de água subterrânea ou superficial, desenvolvida pelos servidores da Funasa no Estado do Pará. A instalação do filtro faz com que a água passe por um tratamento químico com cloro e fique apta para o consumo humano.

Instalação de filtros nas comunidades – O Governo do Amazonas pretende instalar 400 filtros do Salta-Z nas comunidades que compõem as nove calhas do estado. A implantação irá garantir, além de melhoria na qualidade de vida, economia para os cofres públicos e para o bolso da população.

você pode gostar também