-Publi-A-

Água no Jirau muda a realidade de mais 100 famílias da zona rural de Parintins

Foto: Arleison Cruz.

Os moradores da comunidade Santo Expedito – rio Uaicurapá, zona rural de Parintins, andavam cerca de 200 metros para buscar água no rio para o consumo. Com a água em baldes na cabeça, eles retornavam para suas casas. Essa realidade não é diferente das pessoas que habitam nas comunidades São João do Jacu e São Thomé – rio Uaicurapá.

Essa dificuldade foi superada com a implantação do programa Água no Jirau, que leva água encanada aos comunitários, como destaca Orlanildo Tavares, residente da comunidade São João do Jacu. “A gente tinha que ir até na praia buscar água. E nesse período tem bastante maruim, então era bastante difícil. Hoje não, tudo está mais fácil graças ao nosso gestor que tem essa visão de se preocupar com as pessoas. São pessoas preocupadas com pessoas, são instituições preocupadas com pessoas. Isso traz segurança para nós e me deixa muito feliz realmente. Agradeço a Deus e a gestão do prefeito Bi Garcia que está tendo essa visão com nós, interioranos”, falou Orlanildo.

Ao entregar nesta quarta-feira (13) esses três sistemas de abastecimento Água no Jirau em que cada comunidade foi contemplada com castelo d’água de concreto, reservatórios, poço tubular e a rede de água completa, o prefeito Bi Garcia ressaltou que esse programa da Prefeitura em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) é para mudar a vida das pessoas. “A água é vida, você não vive sem ela. E a gente acaba com o sofrimento das crianças, principalmente dos idosos que antes tinham que descer e subir para a beira do rio para tomar banho ou carregar a água em um balde para levar para sua casa. Já as crianças que não sabiam nadar corriam o risco de morrerem afogadas. Agora não, estamos acabando com isso. Quase 90% das comunidades de Parintins já têm água no jirau de suas casas. E, portanto, não tenho dúvidas que com todos esses investimentos vamos melhorar a vida do povo da zona rural”, disse o prefeito.

Juntando as três comunidades, 100 famílias foram beneficiadas com o programa Água no Jirau. A entrega dos sistemas de abastecimento faz parte da maratona de inaugurações em alusão ao aniversário de 169 anos de Parintins.

você pode gostar também