Alter do Chão – Um paraíso natural

Por Juracy Júnior | Especial para o Parintins 24 Horas

Um paraíso natural no meio da Amazônia. Assim, eu abro esse relato falando sobre um dos lugares mais lindos do Brasil.

Alter do Chão, conhecido como Caribe Brasileiro, é um distrito de Santarém, no Pará, que atrai turistas por conta das belas praias que se formam no Rio Tapajós.

Há mais motivos para conhecer esse joia da Amazônia. O carimbó tipicamente paraense, as comidas típicas e em especial, no mês de setembro, a comunidade realiza o Çairé, festividade tradicional, que une costumes religiosos e profanos.

São 300 anos de história, da festividade religiosa mais antiga da Amazônia, que começou com ritos indígenas, e ao logo dos tempos, recebeu influências das culturas europeia, pelo cristianismo e de raiz africana.

O rito começa com a busca dos mastros na floresta, troncos de árvore que são parte da abertura oficial da festividade, que inicia com a procissão, onde são carregados, de um lado pelas mulheres e do outro, pelos homens. A procissão chega até a Praça do Çairé, onde os mastros são enfeitados com folhas, cipós e frutos.
Quem termina primeiro esse trabalho, vence. Este ano, os homens concluíram essa brincadeira primeiro. Mas, a alegria é geral.

A festa do Çairé 2019 está apenas começando. Ainda acontecerão apresentação dos Botos Rosa e Tucuxi, carimbó e mais manifestações culturais, em Alter do Chão, até segunda-feira, 23 de setembro.

você pode gostar também