-Publi-A-

Alunos, professores, políticos e militares celebram a independência do Amazonas e do Brasil na Escola Charles Garcia

Autoridades civis e militares participaram da solenidade.

A solenidade teve encenações, música e discurso do prefeito em exercício e do secretário de educação.

Da Redação | 24 horas

[email protected]

Parintins (AM) – A escola municipal Charles Garcia, em Parintins, foi o local escolhido para a programação que marca a semana da pátria com as comemorações da elevação do Amazonas a categoria de Província e a independência do Brasil.

A solenidade reuniu professores, gestores, alunos da rede pública de ensino e o projeto Social Bombeiros Mirim da 3a Companhia Independente de Bombeiros Militar de Parintins., além de autoridades civis e militares. Alunos da escola Charles Garcia encenaram o grito da Independência e por meio de música e dança destacaram a importância da data para o país.

O gestor do Colégio Batista, professor Eduardo Lessa afirma que a história mostra o Amazonas com a intenção de ser um país e não um estado. “Sofremos pressões e fomos deixado de lado em termo de desenvolvimento, em termo de investimentos justamente para não crescermos e não nos tornarmos livres e nos tornarmos um país e isso precisa chegar aos nossos jovens”, diz.

“Hoje nós estamos vendo uma juventude crescendo sem ser repassado valores, princípios e nem mesmo esse sentimento de cidadania. Não conhecemos nossa história, não conhecemos as coisas importantes da nossa história e esse momento é importante culturalmente para o nosso povo”, continua Lessa.

O secretário municipal de Educação professor João Costa assegurou que o evento marca a unidade entre as redes municipal e estadual de ensino, assim como resgatar o sentimento pelo estado do Amazonas tendo como pilar básico a educação. “Vivemos hoje uma instabilidade política, econômica e administrativa do estado do Amazonas. Esse estado que é o maior da federação, o que mantém maior biodiversidade do planeta, o estado que tem a maior reserva mineralógica do planeta e continuamos um povo pobre, por isso focamos essa data para lembramos da importância da independência do Amazonas e para juntos trabalharmos pelo desenvolvimento da região”.

O prefeito em exercício de Parintins, Tony Medeiros, apresentou discurso patriótico durante a solenidade e afirmou que o momento é de transparência. “O nosso país hoje clama por um novo momento. O momento de transparência. Um momento realmente de amor pela pátria. Quem ama não rouba, quem ama não pratica atos ilícitos no serviço público”, encerrou.

No próximo dia 7 de setembro ás 17 horas as instituições militares e as fanfarras de algumas escolas de Parintins participam do desfile da Independência do Brasil  que ocorrerá na Avenida Amazonas, Centro da Ilha Tupinambarana.

você pode gostar também