-Publi-A-

AM está entre os 9 estados com menos de 20% da população totalmente imunizada contra a Covid

O Amazonas está entre os nove estados brasileiros com menos de 20% da população totalmente imunizada contra a Covid-19. Os dados são do Consórcio de Imprensa, que monitora a imunização no país.

Segundo o balanço, até a terça-feira (18), apenas 18,75% da população do estado está completamente imunizada contra a doença. Esse pequeno grupo recebeu as duas doses da vacina ou a dose única da Jansen.

Ao todo, foram 748.143 mil pessoas que já receberam a segunda vacina e 40.703 que foram imunizadas com o insumo da Johnson & Johnson.

 

Levando em consideração apenas a primeira dose, o Amazonas tem um cenário um pouco mais favorável, mas ainda não considerado ideal. O estado tem quase 50% da população com apenas uma dose.

Mas há um outro problema: os atrasados da segunda doseSão 148 mil até o início da semana, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Somente em Manaus são mais de 35 mil faltosos.

O número seria o suficiente para alavancar o posicionamento do estado no ranking da população totalmente imunizada.

Mas o ideal é que a imunização avance em relação a primeira quanto da segunda dose, caso o estado queira barrar o surgimento de novas variantes, como a Delta, a Lambda e a Lota, essa última considerada 60% mais mortal que a cepa descoberta em Wuhan, na China.

Dados gerais

 

Na lista entre os estados com a vacinação abaixo de 20% estão também o Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Apenas o Pará já ultrapassou a marca na Região Norte.

Os piores cenários são em Roraima, que tem apenas 13,24% da população imunizada e o Amapá, que está na lanterna do ranking nacional, com apenas 13,09%.

Já Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo despontam do outro lado do ranking, entre os que mais vacinaram sua população com a segunda dose. O estado do Centro-Oeste lidera com 38,21%.

Com informações do g1

você pode gostar também