Amazonas dá show de participação na Conferência Norte dos Jogos Universitários Brasileiros e classifica sete equipes para a etapa nacional

Encerrou no sábado (10/08), em Manaus, a Conferência Norte dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e o Amazonas mostrou toda a sua força ao classificar sete, das oito equipes participantes da competição. Ao todo foram quatro ouros, uma prata e dois bronzes para os times da casa, nas modalidades futsal, basquete, handebol e vôlei, nos naipes masculino e feminino.

O evento, que é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), teve a participação de aproximadamente 800 atletas universitários de 28 instituições de ensino público e privado, dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.

“Cada vez mais o esporte amazonense tem evoluído e mostrado a sua força. Temos talentos em todas as modalidades, e os times classificados para a fase nacional dos Jogos Universitários só vieram para confirmar isso. As equipes estão de parabéns e toda a organização do evento também. Foi uma grande festa do desporto universitário e o Amazonas só tem a ganhar com isso”, afirmou o secretário da Sejel, Caio André de Oliveira.

Etapa nacional – O primeiro ouro do dia veio com a equipe de basquete feminino do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), que venceu o time da Universidade Federal do Pará (UFPA) por 56 a 48. De acordo com a armadora da equipe bicampeã regional, Raíssa Farah, de 22 anos, o time repetiu o feito do ano passado, quando foi vencedor do Regional realizado em Belém, e agora já irá se preparar para a etapa nacional.

“Sabemos que lá fora a disputa é bem mais acirrada e já vamos começar a nos preparar para este desafio. Nossa equipe é unida, tem força, determinação e sabemos que a vitória só depende de nós mesmas. Vamos nos esforçar ao máximo para representar bem o Amazonas na fase final e trazer mais uma conquista para o estado”, ressaltou ela, que também agradeceu pelo apoio recebido. “Agradeço a todos os patrocinadores, que confiaram no nosso trabalho e nos permitiram chegar até aqui. E, claro, à nossa torcida maravilhosa, que acompanhou os jogos e foi nossa fortaleza nos momentos bons e ruins. A vitória é de todos nós”, afirmou.

Sucesso – Para Lilian Valente, vice-presidente Regional Norte da CBDU e presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), falou do sucesso da competição no Amazonas. “A Conferência Norte do JUBs acabou, mas já vai deixando saudade. Conseguimos trazer a competição para o Amazonas de forma inédita e foi um sucesso. Agradeço a todos que apoiaram e acreditaram nesse projeto, que vinha sendo sonhado há tanto tempo. O esporte universitário tem força e vai crescer cada vez mais, e no que depender de nós, esse é apenas o começo de novas conquistas”, afirmou.

O secretário adjunto de Desporto, Edson Marques, afirmou que o esporte é e sempre vai ser um excelente investimento. “Como é bom ver tantos jovens talentosos reunidos. Isso mostra que o esporte move pessoas e gerações em prol de um significado maior. Investir no desporto é algo que fazemos com a certeza de que o resultado vai impactar de forma totalmente positiva não apenas a vida do atleta, mas de toda a sociedade”, ressaltou.

Determinação – Quem também garantiu o primeiro lugar no pódio e a classificação para a etapa nacional foi o time de voleibol masculino da Uninilton Lins, que levou a melhor sobre a equipe da Universidade da Amazônia (Unama), do Pará, por 3 sets a 0, com parciais de 25×15, 25×19 e 26×24.Feliz pela conquista o ponteiro Alessander Santos, de 28 anos, falou que a vitória dentro de casa é sempre uma satisfação.

“Este é o segundo título consecutivo do vôlei masculino no Regional do JUBs e dessa vez fizemos literalmente o dever de casa. Jogar fora de Manaus é algo emocionante, mas atuar dentro do nosso estado é uma responsabilidade ainda maior, pois temos o dever de mostrar a força do povo amazonense. Graças a Deus conseguimos ser campeões e ver tantas pessoas nos apoiando e torcendo por nós, não tem preço. Gratidão é o sentimento que define mais essa conquista”, destacou o atleta, que falou ainda da determinação do grupo.

“Para chegar ao lugar mais alto do pódio é preciso dedicação, esforço, sacrifícios, e dentro de quadra, paciência e tranquilidade são fundamentais. A equipe é nova, muitos estreantes de JUBs, mas acredito que todos tiveram a mesma vontade de vencer e deram o máximo para ajudar a equipe, então o resultado não poderia ter sido diferente”, finalizou.

Resultados – Entre as equipes campeãs da Conferência Norte do JUBs 2019 estão o basquete feminino (Ciesa); o futsal feminino (Faculdade Maurício de Nassau/Manaus), que venceu a Faculdade Metropolitana (FM), de Rondônia, por 12 a 2; o vôlei masculino (Uninilton Lins); e o handebol masculino (Uninilton Lins), que ganhou de 32 a 25 da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A prata ficou com o time de vôlei feminino (Ciesa), que levou a melhor sobre a Unama – PA, por 3 sets a 2. O bronze foi garantido pelo futsal masculino (Ciesa), que jogou contra a FM – RO, e venceu por 6 a 1; e pelo handebol feminino (Faculdade Maurício de Nassau/Manaus), que derrotou a Universidade Federal do Acre (Ufac), por 24 a 20.

Única equipe amazonense que ficou de fora da fase nacional, o basquete masculino (Ciesa) bateu na trave e acabou sendo derrotado pelo time do Centro de Ensino São Lucas (CESL), de Rondônia, por um placar de 74 a 60.

Fases – Desde o ano passado, os JUBs passaram a ser realizados em três fases. Em Manaus, a fase estadual ocorreu de 1º a 31 de maio. A etapa regional teve início na segunda-feira (05/08) e encerrou neste sábado (10/08). As equipes classificadas irão participar da fase nacional, que será realizada de 21 a 28 de outubro em Salvador – BA.

Boletim – Segue em anexo o boletim com os resultados do último dia de competições da Etapa Regional do JUBs.

Fotos: Mauro Neto e Lorena Furtado / Sejel e Divulgação.

você pode gostar também