Amic revitaliza Casa de Artesanato Indígena em Parintins

A Incubadora Amazonas Indígena Criativa (Amic), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas e Ministério da Cultura, revitaliza a Casa de Artesanato Indígena Arte Poranga Nativa. Entre as atividades já realizadas com indígenas Sateré-Mawé, está a limpeza do espaço, pintura e corte de árvores que ofereciam risco ao local. O próximo passo é a organização e a decoração da casa de arte para a comercialização de artesanatos.

O objetivo da revitalização é melhorar as condições do espaço e atrair os turistas, o que seria uma alternativa de renda e uma forma de preservar a cultura dos indígenas. A técnica administrativa do projeto, Mirian Araújo afirma que a Amic é uma instituição que promove ações de fortalecimento de tecnologias sociais de apoio a empreendimentos econômicos.

A casa de Arte Indígena é uma referência em artesanato no município, por isso é uma dos estabelecimentos incubados. “Este projeto de revitalização visa contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento social e econômico do empreendimento casa de artesanato Arte Poranga Nativa. É um projeto voltado para a garantia de ofertas de bens e serviços adequados à conservação de vínculos culturais indígenas em ambientes urbanos”, fala Mirian.

A coordenadora da Amic, professora Sanda Helena da Silva afirma que todas as ações são pensadas em conjunto com os indígenas. Ela ressalta que foi feito um diagnostico inicial e perceberam que primeiro era necessário um ambiente de produção e comercialização adequado para gerar renda aos artesãos. “A ideia agora é finalizar o plano de negocio junto do plano de ação. É um trabalho muito desafiador que vem sendo encarado com muito entusiasmo pela nossa equipe”, conclui Sandra.

você pode gostar também