Aniversário de 352 anos de Manaus terá mais de 22 horas de festa

A partir das 18h da próxima sexta (22), sábado (23) e domingo (24), Manaus terá uma programação especial em comemoração aos 352 anos da cidade. Evento contará com a volta do “Boi Manaus” e terá 22 horas de duração com mais de 40 artistas locais, além de homenagens aos agentes de saúde, de inumação e funerários. Comemoração vai ocorrer no Centro de Convenções de Manaus (sambódromo), no Dom Pedro I, Zona Oeste da capital.

O acesso às festividades será mediante agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), limitado a três mil pessoas por noite, sendo maiores de 12 anos de idade. É necessário estar com o esquema vacinal completo com as duas doses ou dose única contra a Covid-19, e ainda apresentação obrigatória de teste apontando negativo para a doença, para aqueles que tomaram a vacina há menos de 15 dias até a data do evento comemorativo.

A programação, que contempla ritmos variados, do gospel ao tradicional boi-bumbá, contará com mais de 40 artistas se revezando em dois palcos: o Rio Negro e o Rio Solimões, totalizando 22 horas de diversão, somando os três dias da festa.

Boi Manaus

Em sua 23ª edição, o Boi Manaus receberá nomes como David Assayag, Sebastião Júnior, Israel Paulain, Arlindo Neto, Márcia Siqueira, Klinger Júnior, Prince do Caprichoso, Carlos Batata, Boi-Bumbá Corre-Campo, Boi-Bumbá Garanhão, Boi-Bumbá Brilhante, entre outros.

Nesta edição, após reunião com os artistas de toadas, ficou acordado que seria considerada a programação da última vez em que foi realizado o “Boi Manaus”, em 2019. Nos três dias, a festa terá início às 18h.

A abertura do primeiro dia de evento será com os artistas do “The Voice”, Davi Lucas, seguido por Raylla Araújo e Izabelle Ribeiro. Depois, a música gospel ganha o palco com a apresentação de bandas do segmento artístico.

Ainda no dia 22 acontecerá uma homenagem aos profissionais que atuaram na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19, e os agentes de saúde, de inumação e funerários são destaque.

Na virada do dia 23 para o dia 24, data do aniversário de Manaus, será cantado os parabéns à cidade nas vozes de Sebastião Júnior, Márcia Siqueira, Prince do Caprichoso e Mara Lima, com queima de fogos e bolo cenográfico.

Prevenção e cuidados

O local do evento conta com estrutura suficiente para manter o distanciamento necessário e seguir todos os protocolos apontados pelos órgãos de saúde. Não será permitida a entrada de pessoas sem comprovação do esquema vacinal completo, tão pouco sem o teste apontando negativo para a doença, nos casos de aplicação da segunda dose com menos de 15 dias.

Outras atividades

No pacote artístico-cultural em comemoração aos 352 anos de Manaus, o público também pode conferir a mostra indígena “Meu Povo”, que conta com pesquisa e curadoria do doutor em antropologia cultural João Paulo Barreto Tukano e da artista plástica, Monik Ventilari, e tem por objetivo resgatar a história e costumes de nossos ancestrais, por meio da exposição de artesanatos, cestarias, quadros, esculturas orgânicas e objetos entalhados.

Ela está aberta à visitação de segunda a sexta, das 9h às 16h, no Centro Cultural Palácio Rio Branco, na avenida 7 de Setembro, Centro Histórico de Manaus. É necessário agendamento prévio pelo site do Concultura (concultura.manaus.am.gov.br).

Trânsito e transporte

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) vai realizar o controle viário de trânsito nos dias de realização do Boi Manaus 2021, nas áreas próximas ao sambódromo. Cerca de 60 agentes de trânsito vão monitorar as vias e orientar os motoristas sobre estacionamentos e circulação. O monitoramento será de 16h às 3h, durante os três dias de evento.

As avenidas Pedro Teixeira e Lóris Cordovil não serão interditadas, os agentes vão apenas isolar duas faixas, para permitir o embarque e desembarque de passageiros e a circulação de pedestres, próximo ao local do evento. A circulação dos ônibus nos dias do Boi Manaus será até a 0h, sendo que a frota vai circular normalmente de acordo com a programação do dia.

Estacionamentos

A alameda do Samba e a avenida Belmiro Vianez serão destinadas para estacionamento do público geral. Já na avenida Flaviano Limongi, só poderão estacionar os veículos com condutores credenciados pelo evento.

 

Com informações do Em Tempo

você pode gostar também