Antônio Andrade anuncia projeto para gestão patrimonial de Parintins

Na manhã deste domingo (21), o candidato a Presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade anunciou elaboração de projeto inédito em imóveis de Parintins.

 

A famosa casa vermelha de Dona Maria Ângela Faria (in memoriam), pertencente à família Faria, poderá ser o primeiro imóvel com identidade relacionada ao Garantido a receber o projeto. A ideia é levar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a realidade e a importância histórica e cultural da casa para a cidade de Parintins.

“Sei do imenso amor, dedicação e importância que Maria Ângela Faria tem para o Festival de Parintins, e principalmente, para o Boi Garantido.

 

Ela é nossa maior referência quando falamos de entrega total ao Boi do Povão. Eu fui o responsável por reconhecer oficialmente Maria Ângela como madrinha do Garantido, e serei o responsável por não deixar que a história dessa grande mulher seja esquecida” declarou Andrade.

No momento, a casa se encontra em complicado estado de conservação, pois em sua frente o muro de arrimo da cidade desabou e o custo para manutenção de um imóvel não habitado com segurança é bastante alto para ser mantido pela família. Desta forma, ao ser reconhecida como um patrimônio histórico e cultural de suma importância para Parintins, o imóvel poderá receber convênios e verbas federais para seu restauro e manutenção permanentes, posteriormente se transformaria no Museu da Memória Maria Ângela Faria, um espaço cultural com um completo acervo da história da madrinha do Garantido, um verdadeiro templo encarnado. Sua gestão seria um acordo entre o Boi Garantido e a família Faria.

Antônio conta que este seria apenas o primeiro passo, em seguida o mesmo projeto deve ser apresentado para o Curralzinho da Baixa, antigo curral do Boi Garantido e onde morava o seu criador, Mestre Lindolfo Monteverde.

você pode gostar também