Após dois anos, parintinenses celebram retorno das festividades folclóricas

A 55ª Festividades Folclóricas movimentou a programação da primeira noite de disputa das Quadrilhas, em Parintins. O brilho e a magia encantaram o público que prestigiou em bom número as apresentações na noite desta sexta-feira (17), na Praça dos Bois, lado azul.

Na abertura, a secretária de Cultura e Turismo, Karla Viana, avaliou como positivo o retorno do evento. ” Estou agradecida, pois estávamos saudosos, a população estava saudosa e esse é um evento cultural importante na nossa cidade. O público compareceu na primeira noite e isso só nos mostra o quanto gostam de quadrilhas, gostam de Festival Folclórico”, pontuou.

O presidente da Associação das Quadrilhas e Danças, Reinaldo Souza, também comemorou. “O povo esperava a volta das festividades e é uma alegria imensa, casa cheia e as quadrilhas estão dando tudo de si para fazer uma boa apresentação”, disse.

A professora Rosário Beltrão foi conferir a apresentação das Quadrilhas e demostrou felicidade em ver o público prestigiando novamente a cultura parintinense. “A covid deixou muita tristeza no coração dos parintinenses e hoje estamos aqui prestigiando o retorno das nossas festividades, a população com sorriso no rosto e isso é uma benção de Deus para nós”, disse Rosário.

Jefferson Matos, coordenador da quadrilha Fogueira na Roça, da comunidade do Parananema e atual campeã, destacou a importância das Quadrilhas que sempre fizeram parte da abertura do Festival Folclórico de Parintins.

“Quando se trata de festival você lembra a região Norte, o Festival de Parintins e acima de tudo com os folguedos, as brincadeiras, o início de tudo. E, se hoje o festival está na sua 55ª edição, iniciou com as quadrilhas e Danças, bois mirins que hoje fazem a abertura oficial do Festival”, concluiu.

A programação continua neste sábado com a apresentação das quadrilhas da Chave C: Festança na Roça, Flor da Vitória Régia, Discípulos de Shaolin, e Filhos de Hippies. A noite encerra com a Chave D: Dança Portuguesa, Os Originais do Folclore, Os Cawboys e Magia Country.

Os Bois Mirins se apresentam no dia 19, seguindo a ordem de apresentação: boi mirim Estrelinha, boi Tupi e fechando a noite, o boi Mineirinho.

Para o evento, a Prefeitura disponibiliza estrutura de palco, sonorização, iluminação, arquibancada, banheiros químicos, serviço de segurança e tendas.

Fotos: Eder Repolho e Yuri Pinheiro

você pode gostar também