Notícias de Parintins o tempo todo!

Após incidente na orla, Prefeitura de Nhamundá aciona Defesa Civil e informa riscos de novo desmoronamento

Após o trecho do muro de arrimo que compreende o Porto de Nhamundá desabar na madrugada de ontem, a prefeitura informou que Defesa Civil foi acionada para fazer vistoria e tomar as medidas possíveis.

De acordo com o relatório da Defesa Civil e do arquiteto e urbanista do município, Renato Ribeiro, foi detectado que não há armaduras de aço no muro e execução de buzinotes, motivo que levou o aumento de pressão interna e posterior rompimento das estruturas. Conforme análise documental de execução do Terminal Hidroviário, não há estacas nas fundações, o que torna o prédio instável. Segundo a avaliação técnica, ainda há um trecho com real possibilidade de desmoronamento, pois se trata do mesmo tipo de execução de serviços sem estrutura.

O relatório de avaliação do arquiteto, aconselha os proprietários de lanchonetes daquele local a não utilizar o espaço por tempo indeterminado, afim de evitar acidentes graves. Também foi aconselhado a atenção redobrada dos funcionários dos orgãos públicos que funcionam próximos, proibindo o acesso ao local.

Ainda segundo a Prefeitura de Nhamundá, a Defesa Civil montou barreiras do tipo “guarda-corpo” para isolamento e proibição de utilização do prédio do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). Será feito um aterro para conter a erosão e possível queda do prédio do terminal hidroviário. A prefeitura informou também que a construção de um novo muro de arrimo está em andamento para corrigir esses problemas de erosão na orla, porém, devido a cheia dos rios, a obra está parada. A prefeitura solicitou um técnico do DNIT para verificar a situação do porto e fazer uma avaliação mais precisa. O geólogo deve chegar em Nhamundá nos próximos dias.

Conforme a orientação do DNIT, o porto deverá ser isolado para maior segurança da população.

você pode gostar também