-Publi-A-

Após passagem pelo boi contrário, Mestre Jair Mendes volta ao boi Garantido

A diretoria da Associação Folclórica Boi Bumba Garantido (AFBBG) anunciou nesta segunda-feira (14) a contratação do artista que é considerado uma lenda dos grandes espetáculos populares do Brasil: Jair Mendes ou Mestre Jair.

A boa nova para os torcedores do Garantido é uma dívida política. Tirar Jair Mendes do macacão azul foi promessa da campanha de Adelson Albuquerque e Fábio Cardoso. Promessa feita, promessa cumprida. Não é segredo para ninguém, em Parintins, que ele quer encerrar sua carreira no boi de coração na testa.

 “Um desejo que não pode ser negado a alguém com a estatura artística e histórica do velho mestre. Anunciamos a sua volta com alegria, o que é na verdade, um presente à  toda Nação Vermelha e Branca. Estamos em festa e emocionados”, declarou Fábio Cardoso, vice- presidente da AFBBG.

O criador voltou

Quase tudo do que é apresentado hoje, pelos bois bumbás, em Parintins foi Jair Mendes quem criou. Mestre Jair influenciou todas as gerações de artistas do Festival, independente de ser Garantido ou Caprichoso. Todos prestam reverências ao homem que revolucionou o evento.

No início dos anos 1970 conheceu o carnaval do Rio de Janeiro e voltou à Parintins disposto a colocar alegorias no festival, mas,  com um “toque parintinense”. Criou então as primeiras obras para o evento. Anos depois, as estruturas não seriam simplesmente carros imóveis,  teriam movimento usando uma técnica, que posteriormente faria o caminho inverso e seria levada ao Rio de Janeiro. Tudo com engrenagens manuais.

A primeira invenção de Jair Mendes foi a “Lenda da Cobra Grande”.

Ele também é responsável pelo “boi de pano” ter movimentos, mexendo a cabeça, rabo e orelhas. Tal técnica criada nos anos 1980 ficou conhecida como “Boi Biônico”, referência ao seriado norte-americano “O homem Biônico”, muito popular na época. As duas “invenções” foram introduzidas primeiramente no “Boi do Povão”.

Jair foi presidente do boi Garantido no início dos anos 1990.

*Com informações da assessoria de comunicação.

você pode gostar também