APP comemora anúncio da revitalização do parque de exposição para Expopin 2019

O governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, atendeu aos pedidos feitos pelo presidente da Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), Telo Pinto, em reunião no Parque de Exposição Agropecuária “Luiz Lourenço de Souza”, na noite de quarta-feira, (22/05). O chefe do Executivo do Estado anunciou a revitalização do patrimônio dos pecuaristas e a realização da 32° Exposição Feira Agropecuária de Parintins (Expopin), com o apoio do Governo do Amazonas, no mês de novembro deste ano.

Na ocasião, Telo Pinto reuniu produtores rurais de Parintins com o governador do Estado e secretários de órgãos do setor primário do Amazonas. “Com a revitalização do nosso parque de exposição agropecuária, vamos ter condições para fazer uma grande feira de exposição agropecuária, levando tecnologias, conhecimentos aos produtores rurais e pecuaristas. Fico feliz pela posição firme do governador Wilson Lima de investir no setor primário de Parintins e reaquecer a nossa pecuária”, declarou.

O presidente da APP afirmou que a pecuária de corte e de leite vão retomar o crescimento, com geração de emprego e renda, com essas medidas anunciadas pelo governador do Amazonas. Telo Pinto explicou que a Expopin é uma oportunidade para aquisição de tecnologias como mecanização, melhoramento genético, com exposição de matrizes de melhor rendimento, tanto de corte, quanto de leite, demonstração de culturas agrícolas e exposição das capacidades de produção do município.

Telo Pinto enfatizou ter buscado entendimento com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) para reaquecer o agronegócio de Parintins, a partir do parque de exposição. Durante o encontro no parque de exposição, o presidente da APP também entregou para Wilson Lima e ao secretário de Estado de Produção Rural, Petrúcio Magalhães Júnior, um diagnóstico das principais cadeias produtivas de Parintins para o reaquecimento do setor primário no município, com investimentos a serem priorizados pelo Governo do Amazonas.

Governador anunciou revitalização do parque de exposição e realização da Expopin 2019.

O plano para o desenvolvimento do setor primário de Parintins, de acordo com o presidente da APP, é resultado de uma série de encontros da Comissão de Setor Primário da Câmara Municipal de Parintins, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), associações de produtores rurais, elaborado no início de 2019.

“Eu, junto com o presidente da Comissão de Setor Primário da Câmara, Tião Teixeira, e outros representantes de instituições, nos preocupamos com o setor primário de Parintins. Tiramos um diagnóstico do que se pode fazer para melhorar o setor primário no município e entregamos ao governador. No diagnóstico, estão os levantamentos do que Parintins precisa e pode, efetivamente, produzir para o consumo da população ou exportação”, apontou Telo Pinto.

Fotos: Pedro Coelho

você pode gostar também