-Publi-A-

Aprovados em concurso da Susam de 2014 fazem protesto para cobrar convocação, em Manaus

Um grupo de aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) de 2014 realizou um protesto, na manhã desta quarta-feira (25), na Zona Centro-Sul de Manaus. Os manifestantes reivindicam a convocação dos mais de 2 mil aprovados que ainda não foram convocados.

A Susam informou, por meio de nota, que prepara uma nova chamada para o concurso de 2014, com base na necessidade das unidades de saúde e na finalização do processo de posse da última convocação feita em fevereiro.

A manifestação iniciou por volta das 8h, em frente da sede da Susam, no bairro Aleixo. Os manifestantes fecharam as faixas da Avenida André Araújo, alternando o bloqueio dos veículos em cada um dos sentidos. O trânsito ficou congestionado.

O concurso tem validade até abril de 2019. Os aprovados temem que o prazo encerre e o governo do Amazonas não faça a convocação. De acordo com os manifestantes, os cargos para os quais foram aprovados são atualmente ocupados por funcionários terceirizados.

O grupo levou faixas e cartazes para cobrar a convocação dos aprovados, que aguardam serem chamados há mais de três anos. A atual gestão do órgão informou que, quando recebeu a pasta, em outubro de 2017, faltavam chamar 2.472, dos 9.345 aprovados.

  
Grupo pediu a convocação de aprovados no concurso da Susam (Foto: Adneison Severiano/ G1 AM)
Grupo pediu a convocação de aprovados no concurso da Susam (Foto: Adneison Severiano/ G1 AM)


A assistente social Maria Gracilene afirma que é injustificável os cargos estarem sendo ocupados por terceirizados, enquanto há a lista de aprovados aguardando convocação.

“Não vamos aceitar mais essa situação absurda. Caso o secretário não dê um posicionamento sobre a convocação de todos os aprovados, vamos acampar em frente da Susam. Esse será nosso próximo passo”, disse a candidata aprovada.

A maioria dos candidatos que aguarda convocação é de profissionais de nível superior. O bibliotecário Antônio Costa está desempregado e aguarda convocação da Susam. Ele passou a morar em Manaus há dois anos, quando as convocações iniciaram.

Transito ficou complicado na área, durante obstrução do tráfego pelos manifestantes (Foto: Adneison Severiano/ G1 AM)
Transito ficou complicado na área, durante obstrução do tráfego pelos manifestantes (Foto: Adneison Severiano/ G1 AM)

“Minha esposa foi chamada e viemos de Brasília para morar em Manaus. Achei que a minha convocação ocorreria em seguida, mas até hoje não fui convocado e estou desempregado. Têm aprovados em primeiro lugar em vários cargos de nível superior que ainda não foram chamados. Não entendemos isso”, disse o bibliotecário.

Agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito de Manaus (Manaustrans) monitoram o trânsito no local. Equipes da 3ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) e Força Tática também estão no trecho do protesto.

De acordo com a Susam, a nova convocação que está sendo preparada será a sétima chamada do concurso, a segunda feita pela atual gestão, que já convocou 428 aprovados. Outras duas convocações devem ser feitas ainda neste ano, segundo o órgão.

Com informações do g1

você pode gostar também