Arte Ribeira: artistas levam o Grafite à comunidades rurais de Parintins

Eldiney Alcântara | 24 Horas
[email protected]

A arte colorida, despojada e contemporânea de dois grafiteiros de Parintins chega às casas longínquas de comunidades rurais do município. Com o projeto “Arte Ribeira”, a dupla de artista chamada Curumiz (Kemerson Freitas e Alziney Pereira) esteve esta semana na Vila Amazônia para levar sua arte, que foi contemplada pelo Prêmio Encontro das Artes da Lei Aldir Blanc, do governo federal.

O projeto tem o objetivo de levar o grafite a três comunidades ribeirinhas de Parintins. Neste primeiro momento, a localidade atendida foi a Vila Amazônia. De forma específica, o trabalho artístico foi baseado na questão da imigração japonesa e o trabalho da Juta, que fazem parte da história da Vila Amazônia. “Buscamos através do grafite trazer referências culturais dessas localidades”, explica o artista Kemerson Freitas.

A parede da residência do Seo Paulo, 77 anos, morador da Vila Amazônia, recebeu as expressivas pinturas dos artistas. O Curumiz pretende levar o projeto para mais duas localidades. Nos dias 14 e 15 de Abril eles estarão na comunidade Zé Açu. O terceiro local a receber o projeto ainda esta em definição. “Tudo no intuito de levar grafite pra locais onde não tem a questão do grafite, porque o grafite é propriamente de cidade grande, do meio urbano. Então, já é uma questão no sentido de levar uma arte propriamente urbana pra essas localidades”, disse Alziney Pereira.

você pode gostar também