Artista lança livro sobre a história da arte parintinense

Eldiney Alcântara | 24 Horas
[email protected]

“Trajetórias e Processos de Criação dos Artistas Plásticos em Parintins”. Este é o livro do artista Vanuso Tavares, 40, que será lançado nesta segunda-feira, 15, às 17h, na sede dos Artistas Plásticos de Parintins (APP). A obra revela a história da arte plástica no município, destacando personagens importantes para a formação e desenvolvimento da arte na Ilha Tupinambarana.

O livro é fruto da pesquisa do curso de mestrado “Sociedade Cultura na Amazônia” pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM, que foi contemplado pela Lei Aldir Blanc edital 2020, tendo como organizadora a Profa. Dra. Rosemara Staub. Assinam a obra as editoras Alexa (São Paulo) e EDUA (UFAM).

“Ele trata da arte em Parintins e as suas faixas de diálogo com a Amazônia. As histórias de vida e produções artísticas de grandes mestres da pintura parintinense. Destacamos aí Rob Barbosa, Evanir Maciel e Josinaldo Matos. Destacamos ainda a escolinha do missionário italiano irmão Miguel de Pascalli e enfatizamos a sua contribuição na cultura e arte em Parintins, mostrando-se como um divisor de águas para o aprimoramento teórico prático dos artista plásticos em Parintins”, explica Vanuzo.

Para o artista, a obra colabora com a educação e a história da arte não só em Parintins, como também no estado do Amazonas. “Nosso estudo tem alta relevância para Parintins e o estado do Amazonas, pois trata da introdução, a história da arte parintinense”, conta.

Vanuzo Tavares é vice presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Parintins (AAPP). É natural de Nhamundá, mas mora desde a infância. É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, UFAM/Manaus. Artista Plástico com formação acadêmica em Expressão Visual e Licenciatura em Artes Visuais pela UFAM/Parintins.

você pode gostar também