-Publi-A-

Artistas da Fé prestam homenagem e tratam sobre meio ambiente em imagem de N. Sra. do Carmo

Foto: Gilson Almeida.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

A tradicional Romaria das Águas realizada nesta quarta-feira (14) pelos Artistas da Fé, artistas dos bois Caprichoso e Garantido que confeccionam uma gigantesca imagem de Nossa Senhora do Carmo, que, em uma procissão fluvial, é acompanhada por embarcações a caminho de Parintins, foi marcada por devoção e demonstração de fé.

Foto: Gilson Almeida.

Esse ano a romaria iniciou ontem (13) ao sair de Manaus e depois seguiu para um local conhecido como “boca limão” para concluir o percurso no cais do porto de Parintins, chegando por volta das 18h40 de hoje. Esse evento é uma das atrações da festa em honra a Nossa Senhora do Carmo que começou dia 06 e encerrará dia 16 de julho. Na imagem da santa os artistas homenagearam as vítimas da covid-19 e grandes personalidades que faleceram de outras causas como Arlindo Júnior, Emerson Maia, Zezinho Corrêa, Klinger Araújo, Paulinho Faria, Enéas Gonçalves, Júnior de Souza, Geny Medeiros, entre outros.  Os homenageados tiveram suas fotos postos em rosas em torno da Virgem do Carmelo.

Foto: Gilson Almeida.
Foto: Gilson Almeida.
Foto: Gilson Almeida.

A construção da imagem foi coordenada pelo artista parintinense Juarez Lima, que ficou internado com covid-19 e teve a esposa e outros membros da família mortos pela doença. “Os entornos simbolizam as rosas de Maria, grande parte são rosas que estão agora regando o jardim de Maria e algumas rosas são também as graças que algumas pessoas alcançaram”, explicou o artista.

Ainda de acordo com Juarez, a obra também faz uma crítica a poluição do meio ambiente em que os artistas usaram pneus que as vezes são descartados nos rios e os transformaram em arte na construção da imagem da padroeira de Parintins. “A imagem fala também da temática amazônica em que jogamos pneus e os resíduos na água, mas assim como esses resíduos machucam a água eles se transformam em obra de arte. Então lançamos a mensagem da dor. A água é fonte de vida e precisamos cuidar do que Deus colocou de mais precioso que é a natureza”, concluiu.

O tema da festa este ano é “Maria, esposa de José, mãe e auxílio dos cristãos” e o lema é “Salve, guardião do redentor! Mostrai-vos pai também para nós”.

você pode gostar também