Audiência pública vai discutir ICMS e preço dos combustíveis na ALEAM

Uma audiência pública deverá ser realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) na próxima quarta-feira (19) para debater a proposta de redução do preço dos combustíveis no Amazonas, por meio do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O anúncio foi feito neste sábado (15) pelo presidente do parlamento, deputado Josué Neto (PSD), após reunião com representantes de entidades e motoristas de caminhão e de aplicativos, na sede da Aleam, Zona Centro-Sul da capital.

De acordo com a assessoria da Assembleia, a proposta é que a audiência pública apresente dados técnicos que ampliem o debate e possibilitem análise técnica do setor de combustíveis.

Os sucessivos reajustes de preços, além da não redução de valores quando anunciada pela Petrobras, tem gerado discussões em todo o país. O Governo Federal chegou a propor que os estados analisem melhor o ICMS sobre os combustíveis. Até o momento, pelo menos no Amazonas, não há sinalização de mudanças nesse aspecto.

O encontro entre deputados e representantes de classes na manhã de sábado era uma reivindicação de motoristas manifestantes, que durante a semana promoveram protestos em frente à Aleam, à sede do governo do estado e na rua que dá acesso a distribuidoras, na Zona Sul da capital. Na quinta-feira (13), a via de acesso ao Ramal da Enseada chegou a ser fechada.

Motoristas de aplicativos fecham entrada de distribuidoras e protestam contra alto preço do combustível, em Manaus — Foto: Eliana Nascimento/G1 AM
Motoristas de aplicativos fecham entrada de distribuidoras e protestam contra alto preço do combustível, em Manaus — Foto: Eliana Nascimento/G1 AM

Com informações do g1

você pode gostar também