Aula no rádio leva ensino para cerca de 8 mil alunos de Parintins, em quarentena   

As emissoras de rádio de Parintins se transformaram em ferramenta pedagógica para a Secretaria Municipal de Educação (Semed) chegar aos estudantes do 4° ao 9° Ano do Ensino Fundamental, em isolamento social, por prevenção ao novo coronavírus. Aproximadamente oito mil alunos, na cidade e zona rural, área de terra firme, estudam matemática e língua portuguesa, desde o dia 13 de abril.


Com a prorrogação do Decreto da Prefeitura de Parintins de suspensão das atividades das escolas municipais, por mais 15 dias, as aulas das duas disciplinas, consideradas críticas, com maior carga horária, são transmitidas pela Rádio Clube de Parintins, em cadeia com a Rádio Alvorada e Rádio Tiradentes, (de segunda-feira à sexta-feira, das 15h às 16h/aos sábados das 14h às 16h).

Os alunos receberam apostilas da Semed para aprenderem os conteúdos, em casa. A aula no rádio não contempla os estudantes da zona rural, área de várzea, por conta do calendário diferenciado do Ano Letivo 2019/2020. O planejamento pedagógico da Semed busca evitar o distanciamento do aluno das escolas. Todas as aulas são elaboradas, com base na proposta pedagógica do primeiro bimestre do Ano Letivo 2020.

De acordo com o secretário de educação, João Costa, a ideia do projeto “Aprendendo em casa pelas ondas do rádio” surgiu para minimizar o distanciamento e tirar os alunos da ociosidade, como forma também de compensar a carga horária, com base na flexibilização da Medida Provisória do Governo Federal que não obriga o cumprimento dos 200 dias letivos, mas o mínimo de 800 horas.

“O Projeto Aprendendo em Casa pelas ondas do Rádio tem como objetivo minimizar o distanciamento dos estudantes da rede municipal de educação das atividades escolares, em virtude da suspensão das aulas, no período que perdurar o isolamento social. Essa medida é necessária no combate à expansão do coronavírus no município de Parintins”, destaca o professor João Costa.

Segundo a Coordenação do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, cada aluno receberá uma apostila elaborada por pedagogos e técnicos da Semed, com a colaboração de professores das escolas. No retorno às aulas nas escolas, as atividades das apostilas serão revisadas pelos professores, para reforçar a aprendizagem.

Conforme o cronograma, as aulas para os alunos do 6º ano acontecem nas segundas-feiras, nas terças-feiras, alunos do 7º ano, nas quartas-feiras para os alunos do 8° ano, nas quintas-feiras aos discentes do 9° ano. Para os alunos do 4° e 5° as aulas serão nas sextas-feiras e aos sábados será feita a revisão do conteúdo estudado em Língua Portuguesa e Matemática.

Com informações de assessoria

você pode gostar também