Azarias Ferreira é o novo tuxaua-geral do povo Sateré-Mawé da região do rio Uaicurapá

Foto: Gilson Almeida.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Parintins (AM) – Azarias de Souza Ferreira, de 45 anos, é o novo tuxaua-geral do povo Sateré-Mawé da região do rio Uaicurapá. Azarias foi consagrado com o título de tuxaua-geral na assembleia realizada sexta-feira (30) na comunidade Vila da Paz onde obteve 34 votos contra seu concorrente o tuxaua da comunidade Monte Carmelo, Edimilson da Silva Oliveira, que teve 24 votos.

Na assembleia estavam presentes seis tuxauas das comunidades indígenas Nova Alegria, São Francisco de Assis, Monte Betel, Monte Carmelo e Vila Batista.

O tuxaua-geral Azarias Ferreira pretende, em parceria com a Câmara Municipal de Parintins, implantar sessão itinerante todo dia 19 de cada mês nas comunidades indígenas, começando por abril de 2021, para os moradores apresentarem suas demandas aos vereadores do município.

Além disso ele pretende buscar parcerias com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) para ser desenvolvido a produção de suínos e galinhas caipiras nas comunidades indígenas.

Ele também buscará criar um centro específico em Parintins para atender os indígenas na língua nativa. “Não vamos fazer nada sozinho, mas sim vamos trabalhar com todas as comunidades. Vamos sentar e fazer o plano anual”, disse o novo tuxaua-geral.

Azarias Ferreira é sucessor do indígena Rose Silva de Oliveira que foi tuxaua-geral do povo Sateré-Mawé da região do rio Uaicurapá desde 2009 que decidiu deixar o cargo.

você pode gostar também