-Publi-A-

Barreirinha: Câmara aprova projetos de criação do Sistema de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura

A Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente (Semctram) teve os Projetos de Lei que tratam a criação do Sistema de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura aprovados na Câmara dos Vereadores. A sessão aconteceu nesta quinta-feira (8) e contou com a participação do prefeito em exercício, Ridson Barbosa, do secretário de Cultura, Eronildo Cabral, da equipe Técnica da Semctram e dos representantes da Associação Cultural dos Artistas e Artesãos de Barreirinha (ACAAB).

De acordo com prefeito em exercício, os dois Projetos de Lei aprovados vão servir de instrumento para desenvolver uma política cultural no município. “A criação do Sistema de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura são de extrema importância, pois nós teremos a possibilidade de organizar a parte cultural de Barreirinha e assegurar a captação de recursos para este setor. Isso significa a valorização de nossos artistas e de nossas manifestações culturais, que são diversas”, enfatiza Ridson Barbosa.

O secretário de Cultura, Eronildo Cabral, destaca que com esse processo de organização a cultura de Barreirinha passa a ter devido valor. “Hoje é um dia histórico, pois estamos dando um passo significativo em prol dos nossos artistas e expressões culturais em geral. Agora vamos formalizar os conselhos de política cultural, e continuar trabalhando em nosso diagnóstico cultural para elaborarmos um plano de trabalho coerente. E, assim, cumprir as nossas metas conforme orienta o Plano de Governo”, explica.

Segundo o presidente da Câmara dos Vereadores, Ronan Barbosa, a aprovação dos projetos vêm potencializar o desenvolvimento da cultura no âmbito local. “É com muita satisfação que deliberamos essa matéria e com urgência, porque sabemos da necessidade de trabalhar assuntos relacionados a área e também do potencial do nosso município. Então, hoje começamos a regulamentar para que estejamos aptos a receber investimentos no setor cultural”, frisa.

Para o artesão, Gustavo Ramos, a parceria com a Prefeitura e Semctram é de grande relevância, e ações como essas vão contribuir muito com o trabalho dos artistas barreirinhenses. “Pra gente é gratificante, pois além de estarmos sendo valorizados, nosso município também vai ganhar muito com isso. E esperamos que os trabalhos possam continuar e assim vir mais conquistas para nossa categoria”, afirma.

você pode gostar também