-Publi-A-

Barreirinha pode ter maior enchente de todos os tempos em 2021

O monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), tem informado nos últimos dias que o aumento no volume de água nos cursos fluviais da Bacia do Rio Amazonas e a subida rápida do nível desses rios, devem afetar principalmente municípios às suas margens, como é o caso de Barreirinha (distante a 331 km de Manaus), fortemente afetado por enchentes em 2009, 2012 e 2014, as três maiores cotas já registradas na história.

De acordo com dados fornecidos pela Coordenadoria Local da Defesa Civil, a régua fluviométrica marcou nesta terça-feira (04), 9,14 metros, dois centímetros a mais que no mesmo dia em 2009, a maior enchente já registrada na região. A expectativa é que após atingir a cota recorde, o Paraná do Ramos poderá ultrapassar 33 centímetros a mais, percentual que iria afetar mais de 16 mil pessoas residentes na sede municipal.

A Prefeitura de Barreirinha, trabalha neste momento para amenizar os impactos principalmente no deslocamento dos moradores das áreas afetadas, com a construção de pontes de madeira para facilitar o deslocamento, auxílio na remoção desses moradores para outras regiões do município e assistência nos casos mais extremos. Nas próximas horas o município deverá decretar Situação de Emergência, uma vez que a inundação toma conta de importantes ruas, dificultando o tráfego de veículos e pedestres e alagando residências, obrigando moradores a deixarem seus lares.

Para Charles Duarte, coordenador da Defesa Civil de Barreirinha, as ações neste momento são voltadas para concentrar forças e prestar ajuda aos mais necessitados. “Nas áreas mais afetadas as pontes que nós construímos já estão submersas, além disso temos auxiliado as famílias doando madeira para fazerem ‘marombas’, mas essa alternativa daqui a alguns dias não será mais viável, então estamos já preparando um local para servir de abrigo provisório a essas famílias que não terão para onde ir. A tendência é piorar, ainda temos mais de um mês para encher e alerto que essa enchente será maior que a de 2009 e nós faremos o que puder para ajudar essas pessoas”, informou.

você pode gostar também