Bi Garcia conquista emenda com Eduardo Braga para pavimentar estrada de Parintins ao Pará

Foto: Divulgação

Por Gerlean Brasil | 24 Horas
[email protected]

Parintins (AM) – Durante quase 10 horas, na terça-feira (14), o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, acompanhado dos vereadores, Telo Pinto, e Mateus Assayag, percorreram 168 quilômetros de estradas na divisa do Amazonas com o Pará. A visita na Gleba Vila Amazônia, inclusive na área do município de Juruti, serviu para fazer dois possíveis traçados de uma rodovia até o limite geográfico com o Pará, com recursos conquistados pelo senador Eduardo Braga junto ao Governo Federal.

A Prefeitura de Parintins é responsável pela elaboração de projeto técnico de pavimentação das estradas da Gleba Vila Amazônia com ligação até a rodovia construída pela mineradora Alcoa, em Juruti, no oeste do Pará, na divisa com o Amazonas. A obra será executada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O coordenador de transportes da Prefeitura de Parintins, Gracinaldo Cunha, também fez parte da primeira viagem feita de carro pela comitiva do prefeito, nos possíveis traçados da obra.

Antes do levantamento, Bi Garcia reuniu com o superintendente do Incra no Amazonas, João Jornada, em Manaus, no dia 09 de julho. “Conversamos sobre um projeto estruturante que irá revolucionar o Projeto de Assentamento Gleba Vila Amazônia, o Município de Parintins e o Baixo Amazonas, com o apoio do senador Eduardo Braga”, informou João Jornada. A obra, com o valor total de recursos, será anunciada em breve.

O superintendente do órgão federal ressaltou que acompanha a situação da Gleba Vila Amazônia desde quando ingressou no Incra, há 12 anos. “Eu estou muito feliz em fazer parte desse momento histórico”, comentou João Jornada. Desde 2018, o prefeito Bi Garcia manteve sucessivos encontros com o senador Eduardo Braga, em Brasília, para tratar de emenda ao Orçamento Geral da União (OGU) destinada às estradas da Vila Amazônia.

O ex-secretário de obras e vereador Mateus Assayag lembrou que levou esse pleito do projeto de assentamento, onde estão concentradas mais de 60 comunidades rurais, ao Ministério dos Transportes, na busca pelos investimentos. “Um sonho antigo que eu pessoalmente levei ao Ministro dos Transportes alguns anos atrás e que agora tenho a oportunidade de ver nascer, com essa primeira viagem nos possíveis traçados”, comentou.

O presidente da Câmara Municipal de Parintins, Telo Pinto, afirmou que a recuperação e pavimentação das estradas da Gleba Vila Amazônia é uma das principais lutas do Poder Legislativo, via indicações, para melhorar as condições de transporte de mais de duas mil famílias assentadas, primeiramente no escoamento da produção da agricultura. “É uma soma de esforços para chegarmos a esse resultado, hoje”, comemorou o parlamentar.

“Foi um misto de trabalho e aventura, já que uma grande parte do trajeto, na área do Pará, foi em trilha, recentemente, aberta e sem as menores condições de tráfego, com muita lama e atoleiros. Mas, agora, definido o traçado pelo prefeito Bi Garcia, é somar forças para elaborar o projeto e fazer esse sonho acontecer. Vamos em frente. Ainda temos muito pra fazer”, ressaltou o vereador, Mateus Assayag.

Para o assentado da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Laguinho, Edvan Carvalho, a concretização desse projeto representa mudança de vida às populações do Amazonas e do Pará, com a facilidade de transporte interestadual de produtos. “Que se viabilize logo. Esse sempre foi o sonho de quem, ao longo dos anos, produz, depende e espera por uma estrada de qualidade na Vila Amazônia”, acentuou o líder comunitário.

O prefeito acredita que Parintins, por meio da Vila Amazonia, vai se transformar em um dos maiores portos de embarque e desembarque do Amazonas, onde passará grande parte dos produtos vindos  de outras regiões do país para chegar ao Polo Industrial de Manaus. Bi Garcia também aposta no desenvolvimento econômico do município, com o fortalecimento da produção rural e outras atividades, com a ligação por terra ao restante do Brasil.

você pode gostar também