Notícias de Parintins o tempo todo!

Bi Garcia encabeça luta em defesa de reitoria da nova universidade federal em Parintins

“Quero conclamar a todos para entramos nessa luta pela reitoria da Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas, em Parintins, conforme o projeto encaminhado ao Congresso Nacional”. O chamado público, em tom de alerta, é do prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB), para mobilizar a população, o Poder Legislativo, representantes de instituições, a sociedade civil organizada e demais autoridades, em defesa da efetivação do projeto.

O motivo da preocupação do gestor municipal é o interesse e o impasse provocado por Itacoatiara para tentar mudar a sede de Parintins. Em Brasília, Bi Garcia articulou, no final do ano de 2018, em audiência com o então deputado federal, Pauderney Avelino (DEM), senador, Omar Aziz (PSD) e o ex-Ministro da Educação, Rossieli Soares, o projeto de lei de criação da instituição federal, com reitoria em Parintins, já em trâmite no Congresso Nacional, em 2019.

A Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas é uma unificação do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), de Parintins, com o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), de Itacoatiara. Ambos os institutos são da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), subordinados à reitoria, em Manaus. “Eu defendo o projeto de Parintins para sediar a nova universidade. Desde quando foi implantado a Ufam, em Parintins, em 2007, ficou acertado de que esse campus, em 15 anos, deveria se transformar na Universidade Federal do Baixo Amazonas”, declara o prefeito de Parintins.

A criação da Universidade Federal do Baixo Amazonas e do Alto Solimões, para emancipação dos institutos, integra o plano de ações do reitor da Ufam, Professor Doutor, Sylvio Puga, e do vice-reitor, Professor Doutor, Jacob Cohen, para efetivação até 2021. No entanto, de acordo com o prefeito de Parintins, para unificar o Campus da Ufam de Parintins com Itacoatiara, o projeto enviado ao Congresso Nacional recebeu o nome de Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas.

Bi Garcia sai em defesa da reitoria em Parintins. “Quem pediu a universidade federal foi o povo de Parintins, através de minha ação como prefeito. Itacoatiara não pediu isso (a universidade federal). O que está acontecendo agora? Itacoatiara começou uma campanha para ser a sede da Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas”, pondera.

O prefeito é categórico ao afirmar que, no projeto de lei, Parintins é a legitimamente a sede da nova instituição federal. “Não é em Itacoatiara. Nós precisamos, com apoio da Câmara de Vereadores, começar um trabalho junto à população parintinense para exigir aos congressistas que a sede seja em Parintins. Que se faça justiça com o município de Parintins, que foi quem pediu a Universidade Federal do Baixo Amazonas”, explica.

Bi Garcia enfatiza que, a partir da instalação da universidade com reitoria em Parintins, a instituição tem autonomia financeira e deixa de ser apêndice da Ufam, em Manaus. “Teremos orçamento próprio. Vamos ter mais cursos superiores, mais contratação de professores, ampliar o campus universitário em Parintins e mais oportunidade de qualificar profissionais jovens aqui no médio e Baixo Amazonas”, mencionou.

“Nós precisamos começar um trabalho junto à população, aos acadêmicos da Ufam, principalmente, para lutarmos pela universidade com sede em Parintins. Estou alertando para iniciarmos essa campanha, porque Itacoatiara já começou para tentar mudar a sede. Então, é um projeto muito importante para todos nós parintinenses e tenho responsabilidade como cidadão de querer o melhor para o município. Atuamos, na administração municipal, em todos os segmentos que diz respeitam a vida dos parintinenses. Vamos entrar nessa luta”, convoca o prefeito de Parintins.

As primeiras tratativas em defesa de Parintins como sede da reitoria da Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas começaram com reunião do diretor do Icsez, Professor Doutor, José Luiz Fonseca, com a Presidência da Câmara Municipal de Parintins, no dia 08 de janeiro. A Mesa Diretora da Casa Legislativa, por meio do presidente Telo Pinto (PSDB), vice-presidente, Marcos da Luz (PRB), 1º secretário Tião Teixeira (PTB) e 2ª secretária Vanessa Gonçalves (Pros) se uniram à direção do Icsez para mobilizar as autoridades em defesa de Parintins.

Foto: Simone Brandão

você pode gostar também