Biodiverso: agricultor do Caburi aposta em cultivo diversificado

Foto: Júnior Preto.

Eldiney Alcântara | 24 Horas
[email protected]

O agricultor Adielson Marinho, morador do Distrito do Caburi, zona rural de Parintins, realiza um plantio diferenciado e diverso. A plantação dele possui uma grande variação de tipos de cultivo e vai gerar uma produção variada de alimentos. A ideia busca atender uma demanda bastante diversificada e aproveitar o máximo o solo.

A plantação é feita com apoio da Coop Caburi (cooperativa dos produtores daquele distrito). A área reúne plantação de mandioca, graviola, pimenta do reino, guaraná, abacaxi, açaí, coco e pupunha, diferente de plantações tradicionais que focam em um único alimento.

“A ideia de fazer várias plantações numa só área foi aproveitar o espaço. Em vez de você tá trabalhando só numa área com uma espécie só, você trabalha com várias espécies só numa área, aproveita a área pra outros cultivos”, explicou o produtor rural. Para ele, “é preciso de orientação” para que esse sistema de plantio dê certo.

O agrônomo, Josinaldo Corrêa, esteve na plantação e avaliou o sistema adotado pelo agricultor. Segundo ele, é preciso que os produtores tenham assistência técnica especializada. “A gente vai tentar passar esse conhecimento técnico, que é de suma importância pro agricultor. A gente está com esse planejamento pra fazer essa assistência técnica chegar até a ponta, no nosso agricultor, pra que ele possa, realmente, desenvolver”, disse.

Josinaldo informa ainda que é preciso conhecer e entender que cada planta tem seu próprio tipo de cultivo. “É preciso também entender que cada planta tem uma característica e quando você mistura essas plantas, às vezes, elas podem prejudicar uma as outras. Então, através da orientação técnica a gente pode melhorar e potencializar essa produção, que vai alavancar cada vez mais o setor primário”, orientou.

A área também recebeu visita do engenheiro agrônomo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Jeferson Macêdo, que destaca as ações planejadas para incentivar e profissionalizar o trabalho. “A gente está fazendo uns arranjos para futuro treinamentos, capacitações e acompanhamento técnico”, adiantou o profissional.

Para ajudar a cooperativa e orientar os produtores quanto ao plantio diversificado, órgãos como a Secretaria Municipal de Produção de Parintins e a Embrapa irão promover neste sábado, 19 de junho, uma série de palestras e aulas práticas aos agricultores do Caburi, na própria comunidade. A ideia é desenvolver da melhor forma possível este tipo de plantio biodiverso.

você pode gostar também