-Publi-A-

Biometria: Parintins pode reduzir número de eleitores

Biometria é realizada diariamente no cartório eleitoral (Foto: Katiúscia Ferreira)

Josene Araújo | Parintins 24 Horas

[email protected]

Com o processo de biometria, Parintins pode ter o número de eleitores reduzidos. Atualmente são 64.045 eleitores cadastrados na 4ª zona eleitoral, afirma o técnico judiciário Marivaldo Lima. A biometria vai possibilitar saber a realidade do eleitor que mora no município.  “Todos os de Manaus e os que moram em outros municípios e são eleitores daqui, quando definir o prazo final, se não vierem terão o título cancelado”, alerta.

A expectativa que haja uma queda de até 30%, uma vez que nem todos que estão inscritos na zona eleitoral residem em Parintins. O novo sistema já está sendo efetuado no Cartório que distribui todos os dias 35 fichas para o atendimento e demora em média até 30 minutos.

Marivaldo explica que o sistema é lento e depende da conexão com a internet. Ressalta que por enquanto não é obrigatório realizar a biometria, mas haverá um prazo definido pelo TRE que tornará obrigatório para todos, até para os facultativos, de 16 e acima de 70 anos. “Se não realizarem a biometria e quiserem votar a máquina não estará preparada para eles”, alerta. O recadastramento biométrico, regulamentado pela Resolução –Tse n° 23.335, está sendo realizado gradativamente em todo o país.

você pode gostar também