Boi Garantido festeja 118 anos do mestre Lindolfo Monteverde

Mestre Lindolfo morreu em 05 de julho de 1979, aos 77 anos.

O fundador do boi-bumbá Garantido, o agricultor e pescador Lindolfo Marinho Monteverde, completa hoje 118 anos de nascimento. Por isso, haverá festa no curral da Baixa de São José.

A sua mulher, Antônia Monteverde, que elaborava as vestimentas dos brincantes e liderava as mulheres responsáveis pela comida e bebidas do curral, faleceu antes.

Lindolfo, ainda criança, prometeu criar um boi de brinquedo para homenagear São João todos os anos, caso ele sarasse de uma grave doença.

Saúde restabelecida, promessa cumprida.

O boi reunia os seus brincantes no terreiro (também chamado curral) da casa do amo, na avenida Lindolfo Monteverde (antes avenida Vicente Reis), na Baixa da Xanda.

Ele só deixou o comando do Garantido na segunda metade da década de 1970, em razão de ter a saúde comprometida.

Passou o posto de amo do boi para o filho mais novo, João Batista Monteverde, dono de uma voz idêntica à do pai.

João Batista foi “tirado” do boi no processo de transformação da brincadeira de terreiro em agremiação folclórica.

Isso aconteceu no Garantido e no Caprichoso, assim que esses bumbás passaram a se destacar como atrações do Festival Folclórico de Parintins, cuja primeira edição foi realizada em 1965.

Os amos passaram a ser itens (personagens), enquanto os presidentes das agremiações assumiram a organização dos bumbás.

A visibilidade midiática e o volume de dinheiro que os bumbás movimentam tornou a escolha dos presidentes dos bumbás uma disputa acirrada entre os grupos políticos locais.

Desde a “tirada” de João Batista do comando Garantido apenas um dos Monteverde conseguiu se eleger presidente, isso no começo da década de 1990: Ronildo, neto de Lindolfo Monteverde, filho de Antônio Monteverde.

O festival, desde 1988, é apresentado no “bumbódromo”, um teatro a céu aberto, onde Garantido e Caprichoso são as principais atrações, antes nos dias 28, 29 e 30 de junho, e agora, na ultima semana desse mês.

Hoje a agremiação boi-bumbá Garantido possui um conjunto de galpões chamado Cidade Garantido, para onde transferiu os seus ensaios e demais atividades de preparação do festival.

Os Monteverde perderam o controle da agremiação, mas criaram uma associação familiar para zelar pela tradição do Garantido na Baixa da Xanda, hoje Baixa de São José.

No curral tradicional é realizado o ritual da morte do boi, em 17 de junho, a ladainha em latim em homenagem a São João, em 24 de junho, o aniversário de nascimento do fundador Lindolfo Monteverde e atividades culturais da associação da família.

“Hoje é um dia importante não só para a família Monteverde, mas para toda a família Garantido, que está espalhada pelo Brasil e pelo mundo”, explica a presidente da Associação Regional Lindolfo Monteverde, Suzan Monteverde, bisneta do fundador.

Ela disse que a missão da associação não poderia ser outra senão a de manter o legado deixado por Lindolfo Monteverde: o boi Garantido e sua relação permanente com os mais humildes, com as suas origens.

Programação:

Início: às 20h.

Atrações:

Ken Pablo: acústico de toadas.

Grupo Toada de Rodas

Banda Oficial Garantido

Batucada

Garantido Show

Amo do Boi: Gaspar Medeiros

Animador: Israel Paulain

Itens oficiais

* Informações Wilson Nogueira e Suzan Monteverde

@pw_instagram

você pode gostar também