-Publi-A-

Boi Garantido realiza limpeza do rio nas proximidades do curral Lindolfo Monteverde

Foto: Divulgação.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

O Boi Garantido realizou na manhã deste sábado (24) a limpeza do rio nas proximidades do curral Lindolfo Monteverde, na Baixa do São José, em Parintins. A ação é fruto do projeto Garantido Dança e Planta. Foram retirados do local mais de 200 sacos de lixo contendo isopor, ferro, garrafas pet, entre outros. Além da limpeza do rio, foi feito plantio de plantas que suportam a enchente.

Foto: Gilson Almeida.

“O nosso principal objetivo hoje é retirar o lixo que fica nesse igapó ao lado da Cidade Garantido [como é chamado o curral do bumbá]. Estamos passando por um processo de enchente e esse lixo vai subir ainda mais e é uma ótima oportunidade do Boi Garantido dar uma resposta a sociedade em relação a todo esse tempo de deposição desse lixo inadequado de resíduo. Isso vai melhorar a qualidade ambiental, ecológica do local, a qualidade de vida da fauna e de todo esse complexo ecológico que é um local importantíssimo para a fauna parintinense onde há um furo de acesso aos peixes para a várzea, para a área de reprodução e depois da saída dessas espécies para o rio Amazonas”, disse o idealizador do projeto Joel Araújo.

O presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade, informou que essa é uma maneira de pôr em prática aquilo que a agremiação tanto defende no Festival Folclórico de Parintins, a preservação da natureza, e que os materiais retirados do local serão reutilizados, como por exemplo, o isopor para fabricação de tijolos e de vasos de plantas. “É um planejamento. Nós queremos começar por aqui e fazer parceria com outros grupos de meio ambiente do município para começarmos a despoluir outras áreas da cidade. Nós já jogamos muito lixo no meio ambiente, está na hora de nós começarmos a ter essa inversa, retirar esse lixo. Esse monte de plástico mata peixe, mata a vida que temos que proteger nos rios e a cidade toda tem que ter consciência disso”, falou.

A ação contou com o apoio de colaboradores da agremiação, da Prefeitura de Parintins por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e de grupos ambientalistas como Rally Ambiental, Amigos da Francesa e Gavião Real.

você pode gostar também