-Publi-A-

Bumbás oficializam disputa da terceira noite e sorteio dos jurados será no sábado

Fábio Cardoso (vice do Garantido) Adelson Albuquerque (presidente do Garantido) Joilto AZedo (presidente do Caprichoso) Márcio Azedo (fiscal) o promotor André Seffair e a presidente da comissão do Festival Sinatra Santos.

Encontro em Manaus com os bois, comissão do Festival e ministério público as mudanças para o Festival 2016 foram oficializadas

Eldiney Alcantara | De Amazônia

[email protected]

Manaus (AM) – Os jurados que vão escolher o boi-bumbá campeão do 51º. Festival Folclórico de Parintins continuarão sendo de fora dos Estados da Região Norte. Serão nove julgadores. A novidade é que todos virão de um único Estado. O sorteio dos Estados será neste sábado (18). A decisão saiu após reunião realizada nesta quinta-feira (16) entre os bumbás e a comissão organizadora do festival, no Centro Integrado de Comando e Controle, em Manaus. Foi aprovado um termo aditivo ao regulamento do espetáculo.

O Festival de Parintins será realizado nos dias 24, 25 e 26 de junho. Nos outros anos, a Comissão do Júri era formada por pessoas oriundas de três Estados da federação. Na terceira noite serão julgados somente sete itens, dos 21 que serão avaliados pelos jurados nos dois primeiros dias de apresentações.

Participaram da reunião a presidente da Comissão Organizados do 51° Festival Folclórico de Parintins, Sinatra Santos, o promotor André Virgílio Seffair, representando o Ministério Público do Estado (MPE/AM), os presidentes dos bois, Adelson Albuquerque (Garantido) e Joilto Azedo (Caprichoso).

“O regulamento foi ajustado em pontos fortes deste festival: segurança, condições financeiras dos dois bois e condições de logística”, afirmou a presidente da Comissão Organizadora do Festival de Parintins, Sinatra Santos.

13432392_10154222814383350_3572465052890435370_n

TERCEIRA NOITE

O termo aditivo trata basicamente do julgamento da terceira noite e da escolha dos jurados. “Fica estabelecido que na terceira noite de apresentação, 26 de junho de 2016, haverá disputa oficial, de acordo com o regulamento vigente, dos itens (01) – APRESENTADOR; (02) – LEVANTADOR DE TOADAS; (03) – BATUCADA OU MARUJADA; (06) – AMO DO BOI; (10) – BOI-BUMBÁ EVOLUÇÃO; (11) – TOADA, LETRA E MÚSICA; (19) – GALERA, totalizando (07) sete itens. Foram excluídos da disputa oficial todos os demais itens do regulamento”, diz a minuta.

Os jurados responsáveis pelo julgamento dos itens em disputa na terceira noite de apresentação serão exclusivamente do bloco A (musical).

13445686_10154222814568350_3813269262690259794_n

SELEÇÃO DE JURADOS

Serão apontados nove estados, mas serão admitidos “quatro vetos para cada agremiação alternadamente, objetivando a escolha de (01) um só Estado de origem para todos os jurados”, prevê o novo regulamento.

Sábado,18, pela manhã, em Manaus, será realizado o sorteio que definirá o Estado de onde virão os  jurados. Ainda não foi definido o local do sorteio. O regulamento aprovado pela comissão organizadora e pelos bumbás será publicado no Diário Eletrônico do Município de Parintins e registrado em cartório competente.

Foi inserido também no novo regulamento a proibição do uso de guindastes nas apresentações dos bumbás, exceto na montagem das alegorias na área externa do Bumbódromo.

Sinatra Santos destacou a parceria com as diretorias dos bois para a realização da festa. “A gente vê que os bois estão unidos por um objetivo. Esse ajuste no regulamento o mais rápido de todos os festivais”, enfatiza a presidente da Comissão Organizadora.

você pode gostar também