-Publi-A-

Bumbás quase vão à lona com golpes da Justiça

Juiz Aldemiro Dantas

Bloqueio – Os bois Caprichoso e Garantido sofreram golpes que quase os levaram a lona nesta segunda-feira, 13, por parte da justiça. O primeiro cruzado certeiro foi por meio do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) que cobrou do governo o pagamento proveniente a execução das toadas no bumbódromo. Como o estado “lavou as mãos” a justiça determinou bloqueio de 10% dos patrocinadores. Os recursos que seriam repassados aos bois Caprichoso e Garantido agora deve ser feito ao Ecad, para distribuição a músicos e compositores.

Bloqueio II – A outra situação diz respeito à Justiça do Trabalho que bloqueou mais de R$ 2 milhões dos bumbás que em meio aos inúmeros problemas se preparam para o 51º Festival Folclórico de Parintins. O Garantido impetrará um mandado de segurança para tentar evitar o bloqueio. A questão gerou polêmica nas redes sociais na noite de ontem. Entre tantos torcedores os assessores de imprensa também se pronunciaram. O radialista Hudson Lima assessor do Boi Garantido escreveu: “Inviabilizar o evento mesmo? E eu querendo uma decisão de uma ação contra a Norte Editora que dorme numa das gavetas há alguns anos… Eita meu Brasil”.

O assessor do Boi Caprichoso Judson Lima também se manifestou: “Luiz Gonzaga, Zé Caia, Xibelão, Roque Cid, Porrotó, Santarém, Lindolfo Monteverde…Ufa será que esses como tantos que nunca ganharam NADA de Caprichoso e Garantido imaginavam que esse boi seria prejudicado por ordem judicial trabalhista acionada por aqueles que “amam” essa festa?

É por isso que para alguns teóricos LEI é uma coisa e JUSTIÇA é outra.. Nesse caso a Justiça está maltratando quem deu oportunidade de um “Ninguém” ser “Alguém”.

Quem também opinou foi professora Lea Costa. “Eu só acho estranho essa decisão acontecer há exatamente há 11 dias de um festival que está passando por uma das maiores crises da sua história!!!! Por outro lado como é que os patrocinadores vão pensar em liberar verba para a Justiça do Trabalho se não houver Festival???? Agora realmente nossa festa corre um grave risco de não acontecer”.

Dia decisivo – O Secretário de Cultura do Município de Parintins Zezinho Faria informou que esta quarta-feira,15, será  decisiva onde o governador do Amazonas José Melo (PROS) deve anunciar a estrutura que poderá liberar para o município. O anuncio será feito pelo secretário de estado da Cultura Robério Braga. Segundo Zezinho na última reunião ficou definido que a prioridade seriam os setores saúde e segurança pública. É aguardar pra ver.

Barrados no bumbódromo – Uma equipe da comissão organizadora do 51º Festival Folclórico de Parintins foi barrada no Centro Cultural e Desportivo Bombódromo. Eles só poderiam entrar no local com a permissão do Secretário da SEC.

Nota – Por conta do problema registrado no bumbódromo a prefeitura divulgou nota de repúdio sobre o caso. A nota diz:

A Prefeitura de Parintins vem a público mostrar indignação e lamentar a postura da Secretaria de Estado da Cultura, que nesta segunda-feira, 13, proibiu a entrada de secretários municipais e técnicos no Bumbódromo.

A Prefeitura lembra que o Estado, após anunciar o corte total de recursos para o evento, não tem mostrado nenhuma boa vontade em colaborar para que o Município tome à frente da organização, com apoio dos bumbás. Fato este comprovado nesta tarde.

No conjunto de servidores, havia membros da comissão do Festival Folclórico 2016 e a visita tinha por objetivo verificar as condições do Bumbódromo com vista à realização do festival dos bois Garantido e Caprichoso.

A Prefeitura de Parintins aguarda um posicionamento oficial do SEC, via secretário Roberio Braga, sobre o lamentavel ocorrido.

A administração municipal, que tem mostrado esforço em preparar a cidade para a festa, ressalta que ações como as de hoje atrapalham o evento, faltando apenas 11 dias para o início da disputa, que se realiza há 51 anos.

Contatos com a coluna

email – [email protected]

Whatsaap – (092) 99173-9585

Facebook – www.facebook.com/parintins24hs

Twitter – @Parintins24hs

Instagram – @parintins_24hs

você pode gostar também