-Publi-A-

Cabo Ernesto rende homenagens ao SENAC Amazonas

De acordo com Cabo Ernesto, a homenagem se dá pelos relevantes serviços prestados por esta instituição à população amazonense e parintinense

Em discurso na sessão ordinária desta quarta-feira, 15 de junho, o vereador Ernesto de Jesus (PEN) apresentou uma Moção de Aplausos e Parabenizações para o SENAC-AM, por completar 70 anos de fundação no Estado do Amazonas em 2016. De acordo com Cabo Ernesto, a homenagem se dá pelos relevantes serviços prestados por esta instituição à população amazonense e parintinense.

A exposição de motivos.

“O SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) foi instalado em Manaus no dia 11 de julho de 1947 como Delegacia Regional por um ato administrativo do Dr. Maurício de Magalhães Carvalho, como um órgão de cúpula constituído através de Conselho Consultivo, o qual congregava empresários, representantes federais e obreiros. Em 1954, com a criação da Federação do Comércio no Estado do Amazonas, constituiu-se como Departamento Regional com autonomia própria para reger seus atos administrativos e financeiros. Seu primeiro Diretor Regional foi o Sr. José Bernardino Lindoso, o qual iniciou as atividades do SENAC oferecendo bolsas de cursos para pessoas de 14 a 24 anos.

As atividades de ensino profissionalizante do sistema próprio do SENAC iniciam em 03 de dezembro de 1956, com oferta de cursos de Inglês, Preparação Profissional, Balconista, Contabilidade Mercantil, Psicologia das Relações Humanas, Datilografia, Correspondência em Português dentre outros, ministradas em Manaus e Tefé.

Em 1973, foi inaugurado o primeiro Centro de Formação Profissional – Fernando Alfredo Pequeno Franco, melhorando os espaços físicos e possibilitando uma melhor atuação em segmentos como hotelaria, turismo, higiene e beleza e comércio. Essa nova estrutura permitiu a implementação das atividades das Unidades Móveis e de Tele-Educação passando a atender mas sete municípios.

Em 1985, é inaugurado o Centro de Informática Manuel Catharino dos Santos, o qual se tornou uma referência no desenvolvimento de sistemas. Com a mudança do Conselho Regional em 1986, assume a Presidência o Dr. José Roberto Tadros, o qual permanece até os dias atuais no cargo.

Sua principal característica de gestão é a expansão da interiorização do SENAC para todo o Estado do Amazonas. Entre os Centros de Formação com sede própria registramos os seguintes: CFP Lázaro da Silva Reis, CFP José Tadros, CFP Moysés Benarrós Israel, CFP Matheus Pena Ribeiro (Parintins), CFP Lili Benchimol, CFP Professor Jefferson Peres e a Faculdade de Tecnologia SENAC Amazonas.

Em 1989, foi criado duas empresas pedagógicas no Departamento Regional, sendo uma Lanchonete Escola e uma Salão Escola formando profissionais nos cursos de Atendente de Lanchonete, Lancheiro, Salgadeiro, confeiteiro, Cozinheiro, Garçom, entre outros.

Durante as décadas de 70 e 80 o SENAC realizou cursos na periferia de Manaus e no interior do Estado em parceria com o SENAI através do Barco Samaúma. A partir de 1998, o SENAC passa a ter sua própria estrutura volante com Carretas-Escola que atendiam na área terrestre com cursos na área de Saúde, Hotelaria, Turismo, Administração e Informática. E no ano 2000 passou a disponibilizar uma Balsa Escola para atender as especificidades das comunidades ribeirinhas e da bacia hidrográfica do Estado do Amazonas.

Durante sua existência no Amazonas, o SENAC já atendeu 641.283 pessoas com destaque em três grandes áreas do mercado: 1) Informação e Comunicação; 2) Lazer, Turismo e Hospitalidade; 3) Ambiente, Saúde e Beleza.

Pode-se destacar alguns programas executados pelo SENAC Amazonas, entre estão:

Empresa Pedagógica Restaurante e Lanchonete Escola “Estação do Sabor”;

Programa SENAC de Segurança Alimentar;

Escola Aberta de Informática;

Programa SENAC de Gratuidade – PSG. Neste Programa, a Associação de Moradores do Bairro Itaúna II, já qualificou em parceria com o SENAC 250 pessoas com cursos de Costureiro, Salgadeiro, Confeiteiro e Auxiliar de Cozinha, sendo a única Associação de Moradores a firmar este tipo de parceria com o SENAC no Estado do Amazonas.

Programa de aprendizagem.

Em 1999, foi doado ao SENAC um terreno com uma área de 8.125m2, localizado na Av. Massaranduba, no bairro Dejard Vieira, na gestão do Ex-Prefeito Heraldo Farias Maia, através da Lei Municipal 194/99, onde foi construído o Centro de Formação Profissional “Matheus Penna Ribeiro” e inaugurado em 22 de abril de 2004, com as seguintes instalações: Duas (02) salas convencionais; um (01) auditório; um (01) laboratório de informática; um (01) laboratório de imagem pessoal; um (01) laboratório de saúde; um (01) laboratório de hospitalidade; uma (01) biblioteca; uma (01) secretaria; um (01) depósito; e banheiro masculino e feminino.

O Centro de Formação Profissional Matheus Penna Ribeiro já qualificou desde sua instalação em Parintins até o ano de 2015, mais de 32.000 pessoas através do Programa SENAC de Gratuidade-PSG e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego-PRONATEC consolidando parcerias e democratizando a Educação Profissional.

A partir do ano de 2012, o Centro de Formação Matheus Penna Ribeiro recebe obras de ampliação e reforma dobrando sua capacidade instalada e de atendimento, inclusive obedecendo as normas técnicas de acessibilidade. Inaugurada em 2015, sua nova estrutura passa a ter capacidade para atender 6.000 alunos por ano nos cursos de Turismo e Hospitalidade, Saúde, Informática e Comunicação, Idiomas, Comércio, Beleza, Conservação e Zeladoria, Workshops, Palestras, Oficinas, Curso de formação Inicial e Continuada, Curso de Aprendizagem, Cursos Técnicos de Nível Médio e Especialização Pós Técnicos, e Pós graduação a Distância.

A ampliação do prédio do SENAC Parintins só foi possível devido à visão empreendedora do Dr. José Roberto Tadros, que percebeu a exigência de capacitação profissional, em especial, de pessoas de baixa renda, possibilitando aos parintinenses melhor oportunidade de formação no setor do Comércio, Serviços e Turismo, o que mais emprega e estimula a população, visando a sua qualificação para suprir as exigências do mercado.

Diante do exposto, entendemos que esta homenagem ao SENAC Amazonas pelos seus 70 anos de relevantes serviços prestados ao povo amazonense, principalmente aos parintinenses, na pessoa do seu Diretor Presidente Dr. José Roberto Tadros, é justa e necessária, tanto a Instituição quanto ao seu Diretor Presidente pela visão empreendedora e pelo carinho que o mesmo tem demonstrado ao povo de Parintins”.

Por Mayara Carneiro

você pode gostar também