Câmara de Parintins chega ao quinto lugar em ranking de transparência no Amazonas

Gerlean Brasil | 24 Horas

[email protected] 

No Ranking da Transparência das Câmaras dos 62 Municípios do Estado do Amazonas, Parintins alcançou a quinta posição, no ano de 2019. A estatística é da Coordenadoria de Transparência, Acesso à Informação e Controle Interno do Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM), divulgado pela Procuradora Evelyn Freire de Carvalho.

Governo do Amazonas 2

No desempenho geral, a Câmara Municipal de Parintins ficou classificada, em nível mediado, de cor amarelo, com 52,42%, com uma diferença de 18,18% para a Câmara Municipal de Manaus, a primeira colocada no ranking da transparência, com avaliação de 70,6%. Nenhuma Casa Legislativa do Amazonas conseguiu chegar ao nível elevado, de cor verde, a partir de 75%.

A Câmara Municipal de Parintins estava em oitavo lugar, no ranking da transparência do MPC-AM, em 2018. A subida de três posições é resultado da atuação da Mesa Diretora do Poder Legislativo no biênio 2019/2020, formada pelo presidente Telo Pinto, vice-presidente, Tião Teixeira, primeiro secretário Afonso Caburi, e segunda secretária, Vanessa Gonçalves.

O aumento do desempenho do Poder Legislativo de Parintins no ranking da transparência do MPC-AM é atribuído ao trabalho responsável da Presidência, quando segue todas as recomendações técnicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), pautado nas exigências previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Acesso à Informação.

O presidente da Câmara, Telo Pinto, reuniu com a Coordenadoria de Transparência, Acesso à Informação e Controle Interno, em Manaus, onde teve acesso ao relatório da procuradora de contas, Evelyn Freire de Carvalho. “Atingimos mais de 50% no percentual de transparência entre os 62 municípios do Amazonas. Tivemos uma evolução muito boa, em comparação com 2018”, ressalta.

De 2018 para 2019, a Câmara Municipal de Parintins saltou da oitava colocação, onde tinha 42,99% de avaliação no ranking da transparência. O presidente anuncia a conclusão antecipada do Balanço Geral Anual 2019 para entregar ao TCE-AM, até a segunda quinzena de fevereiro. “Isso demonstra o interesse maior em apresentar transparência nos atos do Poder Legislativo”, afirma Telo Pinto.

você pode gostar também