Câmara Municipal de Parintins terá 13 vereadores a partir de 2021

A partir da 18ª Legislatura, de 2021-2024, Parintins terá 13 vereadores no exercício do mandato. O plenário da Câmara Municipal de Parintins aprovou, por unanimidade, o Processo Legislativo nº 72/2019, de autoria da Mesa Diretora, e Projeto de Resolução nº 006/2019, para ampliar o número de vagas de 11 para 13 parlamentares, durante a sessão nesta segunda-feira, 07 de outubro.

Antes de colocar em votação a proposta, o presidente da Câmara Municipal de Parintins, Telo Pinto (PSDB), explicou que, após pedido do vereador Beto Farias (Podemos) sobre o aumento de vagas, a Mesa Diretora providenciou estudos de impacto financeiro. “Sabemos que o Município de Parintins, pelo índice populacional, pode chegar até 17 vagas”, enfatiza.

No entanto, de acordo com o levantamento, os vereadores chegaram ao entendimento de estabelecer somente 13 vagas para não gerar despesas ao orçamento do município. “Não vamos procurar onerar o repasse constitucional. O Projeto de Resolução valerá para a próxima legislatura”, garante Telo Pinto, ao promulgar a Resolução Legislativa nº 61/2019.

O ex-vereador Ernesto de Jesus Cardoso diz que o impacto dessa mudança será positivo para crescer a representatividade da população e não causa despesa ao erário público, porque a Câmara tem repasse constitucional. “Vale ressaltar que a opinião pública, as vezes, vai de encontro quando se fala em aumento de vagas, mas esse aumento não causa despesa ao município”, frisa.

Ernesto de Jesus Cardoso compreende que ‘tanto faz, ampliar ou diminuir a quantidade de vagas, o orçamento da Câmara Municipal de Parintins sempre será o mesmo’. “Não vai alterar. Os vereadores tomaram uma decisão acertada. O aumento de vagas faz com que o vereador se aproxime cada vez mais da população, pois Parintins é um município grande, de geografia diferenciada”, pontua.

você pode gostar também