Campanha de multivacinação em Parintins registra procura significativa de pais nos centros de saúde

Campanha de multivacinação em Parintins registra procura significativa de pais nos centros de saúde.Foto: Marcondes Maciel

“O objetivo principal da campanha é estimular que os pais levem os filhos para pôr em dia a carteira de vacinação”, informou a enfermeira Juliane Tavares.

Marcondes Maciel | Repórter Parintins

Parintins – As unidades básicas de saúde em Parintins registram um número significativo de pais que foram levar seus filhos menores de idade para receberem as doses campanha de multivacinação que faltavam para atualizar a caderneta de vacina, na sábado, 24 de setembro. A equipe do Repórter Parintins esteve acompanhando o trabalho dos profissionais do Centro de Saúde Francisco Galianne, que atende as famílias dos bairros Itauna e Paulo Correa.

De acordo com a enfermeira do Francisco Galianne, Juliane Tavares, a campanha tem todas as vacinas disponíveis pelo SUS, sendo que o Ministério da Saúde disponibilizou 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas. “Em todos os postos municipais foram disponibilizadas mais de 20 mil doses. Nossa meta é vacinar as crianças com as vacinas que ainda não foram aplicadas para garantir a imunidade do maior número de nosso público alvo”, disse.

Em Parintins mais de 150 profissionais de saúde, além de alunos dos cursos de enfermagem e odontologia do Internato Rural da UEA, atuam na ação do Dia “D” da campanha de multivacinação lançada pelo Ministério da Saúde. Os locais de vacinação estarão abertos no sábado até às 17h.  “O objetivo principal da campanha é estimular que os pais levem os filhos para pôr em dia a carteira de vacinação”, informou  Juliane.

Sobre a vacina

A campanha inclui, pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo SUS para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas. O esforço de vacinação vai até o dia 30 de setembro. Entre as vacinas estão: hepatite A, VIP, meningocócica C, rotavírus, HPV, pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, dupla adulto, DTP, tríplice viral e VOP (poliomielite).

 

você pode gostar também