Campanha para o Carnailha 2020 tem meta de arrecadar 100 bolsas de sangue

Gilson Almeida24 Horas

[email protected] 

Parintins (AM) – Na manhã desta segunda-feira (10) iniciou a campanha de doação de sangue da Prefeitura de Parintins e Secretaria de Saúde para o Carnailha 2020 com o tema “Sangue Folia: O Legal é Doar”. O evento foi realizado no Banco de Sangue Amílcar Monte Rey, situado na Rua Capitão Pedro Ferreira, s/n, Centro, próximo ao INSS. A meta é arrecadar 100 bolsas de sangue.

De acordo com a diretora do Banco de Sangue Amílcar Monte Rey, Eliana Castro, cada bolsa aglomera de 400 a 450 ml de sangue e cada doador pode salvar quatro vidas. “A campanha é para atender a demanda que vem para a nossa cidade. Independente de campanha o Banco de Sangue está aberto normalmente de 8h às 11h e das 14h às 16h e todo tempo estamos precisando de sangue, seja qual for seu tipo venha doar conosco”, pontuou Eliana.

Governo do Amazonas 2

O secretário municipal de Saúde, Clerton Florêncio, em discurso disse que o Banco de Sangue tem 400 doadores cadastrados e anunciou que a Prefeitura comprou uma nova câmara frigorífica, equipamento que possuem grande espaço físico para conservação de produtos, para a unidade de coleta para agilizar a arrecadação. O secretário também agradeceu a todos os doadores. “Venha realmente fazer a sua doação nessa folia para que nós possamos garantir a vida das pessoas de Parintins”, convidou Clerton.

Andrei Garcia, de 32 anos, doa sangue há três anos e ele disse que faz isso para retribuir o gesto de solidariedade de quando ele precisou de um doador. “Há dois anos fiz uma operação na vesícula e assim como uma pessoa me doou, eu estou só passando em frente o gesto de solidariedade”, disse Andrei.

Para ser doador a pessoa tem que estar em boas condições de saúde; ter entre 16 à 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido até 60 anos (menores de 18 anos apenas acompanhados pelos pais ou responsáveis); pesar mais de 50 kg; ter dormido pelo menos 6h na noite anterior da doação e apresentar documento original com foto recente que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

É recomendado para que no dia da doação a pessoa esteja bem alimentado; que evite ingerir bebidas alcoólicas nas 12h anterior e evite refeições gordurosas por 4h.

A campanha que iniciou hoje se estenderá até sexta-feira (14).

você pode gostar também