-Publi-A-

Campanha visa combater queimadas urbanas em Parintins

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

A Prefeitura de Parintins por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) está realizando uma campanha de combate às queimadas urbanas haja vista que nos meses de agosto, setembro e outubro há um aumento de denúncias de queimadas na secretaria.

De acordo com o coordenador especial de Meio Ambiente, Wescley Tavares, a ação é de prevenção e a equipe de educação ambiental está entregando nos bairros e nas escolas cartazes e folders explicando as consequências da queimada de lixo. “Nós temos no nosso Código Ambiental que é proibido queimar material que comprometam o meio ambiente. Então se você está queimando lixo aqui você está comprometendo a sua saúde e a saúde de seus vizinhos, e aquele  lixo que era um problema seu vira o problema de todo o mundo. Nesse tempo de pandemia muitas pessoas estão isoladas em casa e não têm como fugir dessa fumaça”, disse Wescley.

Foto: Divulgação.

Wescley destaca ainda que além de queimar lixo ou folhas de árvores e capins ser crime ambiental, ela causa danos à saúde principalmente de pessoas que têm problemas respiratórios, crianças e idosos. “A gente pede encarecidamente da população que evite fazer essas queimadas que são prejudiciais para todo o mundo. E o que você pode fazer se tem muita folha no seu quintal? Junta diariamente numa sacola que o carro coletor do lixo leva. Ele não vai levar entulho, mas se você colocar organizadamente numa sacola ele vai recolher”, orientou Tavares.

Conforme a Lei n° 387/2006 – PGMP – Código Ambiental do município de Parintins, fica vedada a queima ao livre de materiais que comprometem de alguma forma o meio ambiente ou a sadia qualidade de vida, podendo gerar multa de R$ 702,60 até R$ 3.513,00.

A Sedema também intensificará a fiscalização durante a noite. As pessoas podem denunciar a prática criminosa por meio do disk denúncia (92) 99511-8917 ou diretamente na sede da Sedema, situada na Rua Itacoatiara, s/n, bairro São Vicente.

você pode gostar também