-Publi-A-

Candidatos eleitos e suplentes de Parintins são diplomados pela Internet

Foto: Divulgação

Da Redação

Parintins (AM) – A Justiça Eleitoral entrega, a partir desta quarta-feira (16), diplomas aos candidatos eleitos: prefeito Bi Garcia (DEM), vice-prefeito Tony Medeiros (PSD), vereadores Massilon Cursino (Republicanos), Márcia Baranda (MDB), Cabo Linhares (PSL), Vanessa Gonçalves (PP), Mateus Assayag (PL), Alex Garcia (PSD), Babá Tupinambá (PDT), Telo Pinto (PSD), Tião Teixeira (DEM), Flávio Farias (PSC), Brena Dianná (PSD), Fernando Menezes (Republicanos) e Naldo Lima (Solidariedade).


Estão aptos a receber a certificação os primeiros, segundos e terceiros suplentes de vereador de cada partido. Por conta da pandemia de Covid-19, o Cartório Eleitoral de Parintins, assim como todos do Estado do Amazonas, adotou protocolo de orientações sanitárias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e efetua a diplomação, sem a realização de cerimônia presencial. Os diplomas estão disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Amazonas.

Os candidatos eleitos de Parintins podem acessar um link no site do TRE-AM e imprimir os diplomas, a partir de 16 de dezembro. Conforme o técnico judiciário do Cartório Eleitoral de Parintins, Marivaldo Chaves, só serão diplomados todos os candidatos que apresentaram prestação de contas em 2020, independente de ainda não terem sido analisadas. “A Justiça Eleitoral só avaliará a prestação de contas dos eleitos e suplentes a partir do dia 07 de janeiro de 2021”, explica.

A pandemia da Covid-19 fez a Justiça Eleitoral autorizar a diplomação dos eleitos e suplentes, antes do julgamento da prestação de contas, desde que tenha sido entregue no ano de 2020, dentro dos prazos legais estabelecidos pelo TSE. “Também trabalharemos para publicar o julgamento da prestação de contas, a partir do dia 07 de janeiro”, esclarece o técnico judiciário, Marivaldo Chaves. A data da diplomação simbólica para a existência de normas.

Bi Garcia é diplomado pela quarta vez, a segunda consecutiva, como prefeito de Parintins, agora filiado ao DEM, depois de obter a maior votação da história política do município, 32.778 (65,65%), em 15 de novembro. O PSD e o Republicanos são os partidos com mais cadeiras na Câmara Municipal de Parintins, com dois vereadores eleitos por cada um. O PSL, PP, PL, MDB, PDT, PSDB, DEM, PSC e Solidariedade têm apenas um representante.

você pode gostar também