Capitania dos Portos de Parintins é a segunda melhor da Marinha no Brasil

A Agência Fluvial de Parintins conquistou o Prêmio Diretoria de Portos e Costas (DPC) de Qualidade 2018. A comemoração do reconhecimento nacional ocorreu durante a cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro, com a formatura de 59 novos aquaviários, no Kwati Club, no bairro Santa Rita, celebrado na noite de 12 de dezembro.

O Comandante da Agência Fluvial de Parintins, Capitão-Tenente, José Carlos Sá, emocionado, celebrou o Prêmio DPC de Qualidade. A Capitania dos Portos de Parintins se destacou na avaliação anual de atendimento ao público e de prestação de serviços nas áreas de Segurança do Tráfego Aquaviário e Ensino Profissional Marítimo.

Por mérito, o oficial da Marinha do Brasil dedicou o prêmio para toda equipe da Agência Fluvial de Parintins. “A Amazônia tem uma movimentação de embarcações que é muito intensa. Nossos rios são nossas estradas, mas para ser cotado como melhor segunda agência do Brasil o número de formação de profissionais aquaviarios foi fundamental”, disse José Carlos Sá.

No ano de 2018, foram 307 aquaviários formados pela Agência Fluvial de Parintins. Já em 2019, os números chegaram a 500 profissionais habilitados. “É um esforço que a Marinha do Brasil faz para prover a segurança da navegação. Quando formamos o profissional, zelamos pela segurança da navegação nos rios da Amazônia”, declarou o comandante.

Homenagens e formatura

As homenagens ao Dia do Marinheiro abriram as atividades da Semana da Marinha, em Parintins. O comandante da Agência Fluvial de Parintins deu início à cerimônia, com a leitura da ordem do dia do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra, Ilques Barbosa Júnior, e do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Na cerimônia, receberam o Diploma Amigos da Marinha, José Domingues Butel Rodrigues, de Barreirinha, e Osmar Almeida Faria Neto, de Parintins. Pelo trabalho de parceria, o 17° AM Grupo Escoteiro do Mar Euler Santana também ganhou o certificado de Amigo da Agência Fluvial de Parintins.

Duas turmas, de 59 alunos, participaram da entrega de certificados e carteiras de Conclusão do Curso de Formação de Aquaviários Marinheiro Fluvial de Convés e Máquinas. Os alunos, com melhor nota, foram premiados: com 9.7 Eder de Oliveira Lima e com 9.5 Raimundo Nonato Lopes da Costa Júnior.

O Capitão-Tenente José Carlos Sá demonstrou gratidão pelas parcerias firmadas para realizar ações no município. “Esse é o resultado do trabalho voltado para a segurança humana. Há muito tempo não temos nesta região acidentes com embarcações. Temos sim, acidentes navais, com pequenas embarcações, rabetas e canoas. Combatemos todos os dias a cultura de não usar coletes. Essa é a nossa missão”, ressaltou.

O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, desejou sucesso aos novos habilitados, preparados ao mercado de trabalho. “Três aquaviários foram contratados para trabalhar na UBSF (Unidade Básica de Saúde Fluvial) Lígia Loyola e vamos contratar mais assim que chegarem as novas lanchas ”, disse.

O Presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), em Parintins, Nelson Brelaz, estendeu votos de boas-vindas aos novos membros da organização, formada, atualmente, por 32 Amigos da Marinha, e dirigiu mensagem aos novos aquaviários.

Josene Araújo
Diretora de Comunicação Soamar/ Parintins

Fotos: Hamilton Duarte

você pode gostar também