Centenas de embarcações ‘congestionam’ rio Amazonas após o festival 2019

Por Gerlean Brasil

Fotos: Alex Ximango/Divulgação

__

Os vendedores de passagens fluviais comemoram o sucesso do 54° Festival Folclórico de Parintins, com o aumento da demanda de pessoas no porto da cidade, dois dias após o término da disputa dos bumbás Caprichoso e Garantido. As vagas já estão esgotadas nas embarcações regionais, com destino à Manaus, nesta quarta-feira. Lotados, lanchas, barcos, ferry boat e catamarãs começaram a sair da orla de Parintins por volta das 4h, na madrugada de segunda-feira, (01/07).

Três barcos e cinco lanchas devem transportar mais de 1.200 neste dia 03 de julho. As viagens prosseguem até o final de semana. “Desde 2006, a gente não tinha um festival como esse, com grande movimentação de passageiros e renda aqui. No ano passado, nesse mesmo dia, terça-feira, tinham embarcações ancoradas no porto de Parintins por falta de passageiros, sem condições nem de pagar combustível ou tripulantes”, afirma o vendedor de passagens, Osvaldino Araújo.
Embarcações começaram a sair da orla de Parintins na madrugada de segunda-feira, após o fim do festival.
Para ele, o trabalho de parceria do Governo do Amazonas com a Prefeitura de Parintins refletiu no aumento do fluxo de visitantes, oriundos, principalmente de Manaus, onde os bumbás fizeram ampla divulgação do festival, em eventos oficiais no Sambódromo. “Não só isso, mas também o repasse de patrocínio antecipado aos bois e também a estrutura da cidade”, acrescenta o vendedor de passagens.
A maquiadora e esteticista, Michelly Cunha, conseguiu adquirir passagem somente dois dias depois do fim do festival para retornar a Manaus. “Eu optei em viajar de lancha pela facilidade de chegar no mesmo dia e por conta do alto valor de passagens aéreas nessa época. Em Manaus, teve muita divulgação do festival nas redes sociais, TV s outdoors na capital. A Miss Brasil 2018, Mayra Dias, a ex-BBB, Vivian Amorim, misses de outros estados e famosos influenciaram as pessoas a conhecerem o festival de Parintins”, afirma.
Barcos, lanchas, ferry boat e catamarãs transportam centenas de visitantes de volta para casa.
você pode gostar também