-Publi-A-

Cheia do rio Amazonas alcança o pico da elevação de 2009, a maior enfrentada por Parintins

Foto: Katiuscia Assis.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

O rio Amazonas chegou neste sábado (15) a marca de 9 metros e 38 centímetros e alcançou o pico da cheia de 2009, a maior enfrentada pelo município de Parintins, que chegou nesse mesmo nível dia 17 de junho. Os dados foram divulgados pela Defesa Civil que monitora a subida do rio diariamente pela régua fluviométrica.

Parintins criou um Comitê de Enfrentamento à Desastres Naturais e segue realizando ações nas áreas alagadas.

O coordenador da Defesa Civil, Adriano Aguiar, destaca que o órgão tem visitado famílias afetadas cheia e que não tem medido esforços para trabalhar em favor da comunidade com a decretação de estado de emergência, documentando os prejuízos sofridos e as dificuldades trazidas pela força da natureza.

O diretor-presidente da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT), Diego Mascarenhas, conta que a autarquia juntamente com a Secretaria Municipal Obras e Serviços Públicos (Semosp) tem realizado ações nas áreas alagadas para evitar que motoristas passem em alta velocidade e joguem água para dentro das residências.

“Nós já temos feito interdição de muitas vias e juntamente com a Secretaria de Obras que está nos ajudando disponibilizando alguns cavaletes e construindo pontes para que possamos reduzir principalmente os veículos que passam em alta velocidade nessas áreas e acabam jogando água para dentro das residências das pessoas que moram nesses locais. Então gostaríamos de pedir consciência da população para que tenham mais cuidado e respeito com essa parte da população que está sofrendo com a cheia”, salienta Diego Mascarenhas.

você pode gostar também