Chuva alaga ruas de Parintins e famílias ficam desabrigadas

Parintins ficou debaixo d´água com forte chuva que caiu neste domingo. — Foto: Jean Beltrão/Rede Amazônica

A forte chuva que caiu em Parintins, no interior do Amazonas, durante o domingo (3), deixou parte da cidade completamente alagada, além de causar deslizamentos na orla e deixar cerca de 1.300 pessoas diretamente afetadas. Segundo a Defesa Civil do município foram mais de 15 horas de tempestade.

 

A chuva começou ainda na noite de sábado (2). No entanto, foi na manhã de domingo que a situação piorou e foi possível ver os estragos da tempestade. Desde cedo, equipes da Defesa Civil estavam nas ruas para tentar ajudar a população que estava em área de risco.

 

Na casa da dona Maria do Socorro, na Rua Itacoatiara, o muro cedeu e a água entrou destruindo tudo o que encontrou pela frente: “Foi um desespero muito grande. Com a chuva, o muro cedeu. O que deu para suspender nós suspendemos. Mas isso sempre acontece, infelizmente”.

Muro da casa cedeu com a força da água.  — Foto: Jean Beltrão/Rede Amazônica
Muro da casa cedeu com a força da água. — Foto: Jean Beltrão/Rede Amazônica

 

Quem também passou pela mesma situação foi a dona de casa Clara Ramos. À reportagem, ela contou que a água chegou na altura da perna e ela perdeu tudo.

 

“Foi um desespero muito grande. A gente acha que nunca vai acontecer com a gente, mas aconteceu. Fiquei desesperada quando vi a minha casa toda alagada. Perdi tudo o que tinha. A água bateu na perna. Dessa vez não conseguimos conter”.

 

A Defesa Civil registrou inúmeras ocorrências, principalmente de pessoas que ficaram desabrigadas, e aponta que pelo menos 1.300 afetadas ficaram desabrigadas após a tempestade.

 

Segundo o coordenador do órgão, Adriano Aguiar, a Escola Charles Garcia, o Centro Educacional Infantil Jaime Lobato e o Estação Cidadania foram preparados para receber as famílias que tiveram que sair de casa.

Marca na madeira mostra até onde a água chegou.  — Foto: Jean Beltrão/Rede Amazônica
Marca na madeira mostra até onde a água chegou. — Foto: Jean Beltrão/Rede Amazônica

 

A água também entrou em lojas do principal centro comercial da cidade, a Travessa João Melo. Muitos comerciantes tiveram prejuízos por conta dos alagamentos.

 

Parte da orla da cidade cedeu. Equipes da Prefeitura isolaram a área e já trabalham para tentar reparar os prejuízos. O Rio Amazonas subiu dez centímetros nas últimas 24h. No início de domingo, o nível do rio estava em 8,16 metros. Já durante a tarde, a água chegou em 8,26 metros.

Forte chuva também atingiu a orla da cidade. Parte da estrutura cedeu.  — Foto: Jean Beltrão/Rede Amazônica
Forte chuva também atingiu a orla da cidade. Parte da estrutura cedeu. — Foto: Jean Beltrão/Rede Amazônica

 

Com informações do g1

 

 

você pode gostar também
..