Chuva forte volta a atingir Parintins e causa novos pontos de alagamento

Parintins voltou a ser atingida por chuva forte nesta terça-feira (5). Houve registro de novos pontos de alagamento na cidade, entre eles no bairro São Vicente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, apesar da chuva, não houve registro de chamados para a companhia pelas ocorrências desta terça. E segundo a Defesa Civil, houve cerca de 10 chamadas, mas por precaução – não houve necessidade de intervenção.

Desde o fim de semana, a chuva intensa atinge a cidade. Mais de 1,3 mil famílias foram atingidas e há pelo menos 47 pessoas desabrigadas. Os desabrigados ainda estão com as casas comprometidas e não conseguem voltar para os imóveis.

A Câmara Municipal de Parintins deve votar em caráter de urgência, em uma sessão extraordinária ainda nesta terça, o decreto de situação de emergência do município.

O volume de chuva registrado em Parintins no último domingo é o maior em 10 anos, de acordo com a prefeitura. Conforme o Inmet, em 15 horas choveu o esperado para 10 dias.

Em 24 horas, o Rio Amazonas subiu cerca de 7 centímetros. No domingo (3), o nível estava em 8,22 metros. Na segunda-feira (4), o Rio Amazonas registrou 8,29 metros.

 

Verba para atingidos

 

Governador Wilson Lima visitou áreas atingidas pela chuva — Foto: Divulgação
Governador Wilson Lima visitou áreas atingidas pela chuva — Foto: Divulgação

 

O governo do Amazonas vai destinar R$ 1 milhão para a prefeitura de Parintins. O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima, que visitou áreas inundadas da cidade nesta segunda-feira (4), acompanhado do prefeito Bi Garcia, para fazer um levantamento dos estragos.

Os bairros com o maior número de residências alagadas são Itaúna I, com 400 moradias e Itaúna II, com 300. A orla da cidade e a Praça Comunas apresentaram danos estruturais. Também foi registrado queda de muros de arrimo e abertura de cratera, entre outras ocorrências. Também houve um desbarrancamento em um trecho da Estrada do Matadouro.

O governo do Amazonas vai encaminhar 3 mil cestas básicas para Parintins.

Chuva forte desde o fim de semana

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou na segunda-feira (4) que choveu durante 15 horas em Parintins o volume de chuva esperado para 10 dias. De acordo com a Defesa Civil do Estado, no fim de semana, a cidade registrou 202 milímetros de chuva.

Casa alagada após temporal em Parintins — Foto: Reprodução
Casa alagada após temporal em Parintins — Foto: Reprodução

 

temporal que atingiu em Parintins afetou 1.300 pessoas. No total, 47 famílias estão desabrigadas e tiveram de procurar abrigos no município. Três abrigos já foram montados no município.

 

 

A chuva começou ainda na noite de sábado (2). No entanto, foi na manhã de domingo (3) que a situação piorou e foi possível ver os estragos da tempestade. Desde cedo, equipes da Defesa Civil estavam nas ruas para tentar ajudar a população que estava em áreas de risco.

 

 

Com informações do g1

 
você pode gostar também
..