Coari realiza eleições municipais no próximo domingo (5)

Serão realizadas no próximo domingo, dia 5 de dezembro, as eleições municipais em Coari, distante 450 quilômetros de Manaus por via fluvial. O pleito ocorre após a cassação do mandato de Adail Filho, que havia vencido as eleições realizadas em 2020.

As urnas eleitorais chegaram a Coari na quinta-feira (2). Em toda a cidade, haverá 21 locais de votação na zona urbana e 22 na zona rural. A segurança será intensificada nesses pontos da cidade, que recebeu também a instalação de um Centro Integrado de Comando e Controle, que contará com reforços de agentes da Força Nacional, Exército, Polícia Militar, Civil e Federal.

Uma equipe do Ministério Público do Amazonas também acompanha os últimos preparativos para a eleição suplementar.

No total, a cidade tem 51 mil eleitores, mas destes apenas 44 mil estão com a situação regular para votar neste ano.

A lei seca entra em vigor a partir de 18h do sábado (4) e perdura durante todo o domingo, dia do pleito.

Cassação

 

O ex-prefeito Adail Filho e o vice, Keitton Pinheiro, tinham sido reeleitos no 1º turno das eleições municipais de 2020. Segundo o TRE, eles não poderiam comandar a prefeitura, porque esse seria o terceiro mandato consecutivo do mesmo núcleo familiar.

Isso porque o pai do prefeito, Adail Pinheiro foi eleito em 2012, mas cassado pela justiça em 2014. Na ocasião, Raimundo Magalhães assumiu o cargo e completou o mandado. No entanto, em 2016, Adail foi eleito prefeito e reeleito em 2020.

O espaço de tempo entre o afastamento do pai e a eleição do filho, foi usado como argumento pela defesa do prefeito para alegar que houve ruptura temporal entre os mandados de pai e filho, mas os desembargadores afirmaram que jurisprudências antigas do TSE e do STJ mostram que esse argumento não prosperou.

No início de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) em relação à cassação do mandato de Adail Filho.

Com informações do g1

você pode gostar também
..